Um profissional de sucesso conhece seu talento e reconhece suas fraquezas

Qual o seu talento? esta é a pergunta. Todos nós temos talento, mas as características únicas que nos diferem de outras pessoas, como diferenças físicas, modo de pensar, preferências pessoais, raciocínio lógico, personalidade e outras facetas nos faz com que raramente tenhamos exatamente o mesmo talento, no mesmo nível e que tenhamos alcançado com o mesmo esforço que outra pessoa.

Claro que muito esforço e dedicação pode fazer com que você se destaque, mas se conseguir aliar todo esse trabalho com seu talento, os resultados serão muito mais positivos e expressivos e o processo de alcançá-los, pode acreditar, muito menos doloroso, ou até divertido, por que não?. O grande exemplo nesse sentido, podemos ver na vida do jovem bilionario Mark Zuckerberg, fundador de uma das maiores empresas de sucesso da internet de todos os tempos, o Facebook. O então garoto dedicou horas e noites a fio trabalhando em seu sistema, e aquilo era claro em suas atitudes como um prazer, uma diversão, um brinquedo.

Se talvez o garoto tivesse se dedicado em esportes ou em outra área qualquer, teria ele o mesmo nível de sucesso? Com o perfil que conhecemos dele em livros e filmes sobre sua história, acredito pouco provável. É interessante a relação entre talento e prazer, notória em sua história e de muitas outras personalidades de sucesso. Pense em algo que tem prazer em fazer na vida profissional, nos estudos e perceberá que a satisfação de realizar aquela atividade não raras vezes o acompanha.

Após descobrir seu talento, conheça (e reconheça) tambem seus pontos fracos. Todos temos, e a falta dessa visão pessoal pode fazer com que nossos talentos sejam ofuscados com a sequência de gafes que podemos cometer durante a carreira profissional, anulando assim os efeitos positivos. Mas o processo ainda não termina ai. Saiba fazer parcerias com pessoas que complementam suas habilidades e fraquezas, o que tornará ambos mais fortes, que é o que comenta Marcelo Cuellar, da Voce S/A (nao deixe de ler), além de inspirar na escrita deste artigo, que o faz referência.

Dentro da area de TI ha profissões de todo o tipo surgindo, ao mesmo tempo em que outras morrem. A granularidade de funções e cargos que a Tecnologia permite que sejam criadas (e que de fato são) da espaço para que muita gente se encontre nessa area e faça sucesso.

Em suma, podemos dizer sem titubear que a reunião de talento, parcerias, trabalho, dedicação e prazer é a mistura mais precisa para se alcançar sucesso na vida. E você, ja descobriu seu talento? tem trabalhado para potencializar seus resultados explorando-os com inteligencia, assim como suas fraquezas?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails