Trabalhar bastante não é sinal de produtividade – veja 10 dicas para tirar o máximo do seu curto tempo

determinacao-carreira-tecnologia-objetivo

Não importa a tarefa que nos propomos a fazer e a que fim se destine. Os empecilhos que aparecem para atrapalhar são incontáveis e universais – seja no Brasil ou na China, onde for, muda o endereço mas o ser humano é o mesmo. Perdermos tempo, desperdiçamos energia e sempre parece que o serviço não rende, fica aquela sensação de que poderíamos fazer um pouco mais.

E esse mau sentimento alimenta uma frustração que cria ainda mais barreiras que impedem que alcancemos nossos objetivos. A sequência de fracassos podem levar a uma paralisia mortal para a carreira profissional e como consequência na vida pessoal também.

Por isso me chamou muito a atenção estas 10 dicas publicadas no Portal Universia. Nada de poções mágicas ou técnicas que exijam talentos sobrenaturais. Basta apenas humildade para reconhecer nossos erros ao nos deixar levar por ruidos externos  que não fazem que alimentar nossa própria preguiça, que por fim nos leva à procrastinação.

Reflita e veja as pequenas pedras que podem ser tiradas do seu caminho para você poder fechar o ano com aquela atividade concluída e satisfação de projeto realização ao fim de mais um ano:

1 – Tenha um plano

Ao invés de criar vários pequenos planos ao longo do dia, por que não começar o dia com um grande planejamento? Defina horário para as tarefas que precisam ser feitas e siga o máximo que você puder do que foi planejado. Caso você não seja fã de fazer planos, defina pelo menos as 3 maiores prioridades e tente finalizá-las antes do dia acabar.

2 – Evite distrações

Facebook, Twitter, celular – evite todos os sites ou aparelhos que possam atrapalhar a sua atenção. Caso você trabalhe com alguma função em que seja importante checar os e-mails frequentemente, separe momentos específicos para fazer isso. Não pare de fazer o que você está fazendo para ver o que está acontecendo no seu perfil do Facebook.

3 – Lugar tranquilo

Se você trabalha em uma empresa em que há muitas pessoas andando e bastante barulho, peça para fazer a sua tarefa em uma sala mais isolada, ou até mesmo em casa. Por mais esforço que você faça, barulhos de passos e telefones tocando impedem que você se foque o máximo possível.

4 – Use um cronômetro

Caso a deadline esteja muito próxima, ou você tem muitas coisas para fazer em um só dia, defina uma quantidade de tempo para realizar cada tarefa e faça o máximo possível para terminar nesse tempo. Entre cada serviço finalizado, dê a si mesmo uma pausa de 10 minutos para descansar.

5 – Durma

É essencial que você esteja descansado, pois sentir sono é o principal problema na hora de se concentrar. Tenha boas noites de sono e não durma muito tarde.

6 – Conheça o seu ritmo

Todos nós temos momentos do dia em que estamos mais produtivos. Descubra quais são os períodos do dia em que você está mais disposto e deixe para fazer trabalhos mais complexos nessas horas. Você irá perceber que a sua capacidade de resolver problemas e absorver conhecimento será muito maior.

7 – Separe o trabalho chato

Deixe para o final do dia, quando você está bem mais cansado, para fazer aquelas tarefas chatas e repetitivas. Assim, você não vai gastar a sua energia em coisas fáceis e não tão desafiadoras.

8 – Ouça música instrumental

Caso você esteja realizando alguma tarefa que envolve linguagem, como textos ou leitura, coloque um fone de ouvido e escute música instrumental. Ouvir músicas com letras é entendido pelo cérebro como uma atividade verbal e pode atrapalhar o seu trabalho.

9 – Aproveite as pausas

É importante que você tire pausas ao longo do dia, mas é ainda mais importante que essas pausas sejam proveitosas. Durante os seus minutos livros, ande ao redor do quarteirão, beba água, coma alguma coisa e converse com outras pessoas. Atividades como essas fazem com que o seu cérebro se sinta descansado e pronto para mais tarefas.

10 – Limpe a sua mesa

Uma mesa bagunçada e com diversas coisas fazem com que seja difícil manter a concentração. Tenha uma mesa limpa e organizada e será muito mais fácil se focar no trabalho.

Dificuldades sempre aparecerão, nunca será fácil, dado a quantidade cada vez maior de distrações que aparecem a cada dia. Desculpas, sempre teremos aos montes, mas a infelicidade será a mesma, por mais que consigamos convencer aos outros de como somos coitados.

Mas mantenha o foco, concentração, você vai chegar lá, ok? Não tenha medo de recomeçar, não é vergonha para ninguém. Vergonhoso é desistir sem nem experimentar lutar – com as armas corretas, claro.

As 10 dicas em destaque acima foram publicadas no site Convergência Digital.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Nenhuma resposta

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está na Hora de ser Valorizado e Conquistar o Salário que Você Merece!

Cadastre seu E-mail e Pegue seu Livro Grátis! Promoção por Tempo Limitado...

Fechar esta janela

  • Saiba qual o segredo dos que ganham mais