Teste: Você escolheu a profissão certa?

Essa não é a pergunta das mais fáceis, envolve muitos fatores, desde a influência de nossos pais na infância e adolescência, querendo que muitas vezes você dê continuidade aos negócios da familia, passando pelos amigos e ainda a influência da mídia mostrando as profissões que estão bombando ($$$) no momento.

O problema é que na maioria das vezes não temos tempo de ficar pensando e nem correr riscos com aquele sonho de profissão que não é tão promissor assim financeiramente, e acabamos decidindo por algo que nos mantenha vivos, garanta nossa sobrevivência e nossa capacidade de pelo menos continuar sonhando.

Aí você acaba protelando a realização do seu sonho de profissão por alguns, ou melhor, muitos anos. A realização profissional é algo difícil de se alcançar.

É importante estar se avaliando constantemente, revendo os planos de médio e longo prazo. Mas atenção: esse pequeno teste também pode mostrar um resultado que não indique somente seu nível de satisfação com a profissão, mas também o seu índice de satisfação quanto a seu atual emprego, resultado esse que poder influenciar no primeiro.

Faça o teste disponibilizado pela Veja e elaborado pela consultora Andrea Huggard-Caine, presidente no Brasil da Hewitt Associates, um dos expoentes mundiais na área de recursos humanos:

Quero fazer o teste agora

Identificar-se na profissão certa é “O” grande passo rumo ao sucesso profissional, pois é esse sentimento o combustível para superar os problemas financeiros, políticos, de relacionamentos, crises externas e muitas outras adversidades.

Analise o resultado. E o mais importante: identifique a fonte de sua satisfação ou insatisfação, se é apenas financeira ou há outros motivos. Veja o que você pode mudar, e então tome atitudes para virar o jogo a seu favor.

É importante não se deixar trair pelo orgulho, onde a culpa é sempre dos outros. A crise é a muleta mais usada e abusada atualmente. Não sejamos nós os próximos a utilizá-la levianamente.

Enquanto jovens estão sonhando com a aposentadoria, jogadores de futebol choram ao serem obrigados a parar de trabalhar… Está aí um exemplo claro de quem está na profissão correta e quem não está.

Aproveite e compartilhe conosco: como você foi no teste?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

3 Comentários

  1. Giovani
  2. Eduardo
  3. Vinicius

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *