Tenha sucesso nas apresentações que você faz na sua empresa com estas dicas valiosas

Você trabalha duro para desenvolver um bom projeto, certo? Investe horas e horas de trabalho na conclusão do projeto, chegando até a comprometer sua saúde, abre mão de tempo com familiares, amigos, etc. Mas aí chega a hora da apresentação, o momento crucial, que você tanto esperava.

Chefes, colegas de trabalho, parceiros, todo mundo reunido, mas no momento em que você começa, parece que não estar convencendo ninguém. Por fim seu projeto acaba por ser colocado a segundo plano (ou terceiro…). Mas o que pode estar errado? Será que o pessoal não foi com a minha cara? Esta última é uma pergunta comum, temos uma tendência natural de pensar que tudo é pessoal. Claro, há situações em que isso ocorre, mas acredite, na grande maioria das empresas capitalistas, os tomadores de decisão pensam em resultados que possam traduzir em sucesso para os negócios.

Se você não é daqueles que acredita que o mundo conspira contra você, estas dicas podem lhe ajudar a se sair melhor em suas apresentações.

As dicas relacionadas abaixo, do site CIO, são de aplicações universais a qualquer tipo de apresentação de projeto, para qualquer tipo de negócio e porte. Leia com atenção e procure semelhanças de situações onde você poderia melhorar para ter um melhor performance em suas apresentações, evitando assim que seu projeto seja engavetado:

Sempre…

Exponha já na primeira linha o seu objetivo, dizendo em poucas palavras o que você está propondo, por que você está propondo isso, e o que deseja dos executivos. Financiamento? Apoio para uma mudança organizacional? Aprovação do produto? O tempo dos executivos é escasso. Eles querem que você vá direto ao ponto.

Obedeça a regra 10/30. Se você está agendado para 30 minutos, prepare sua apresentação para 10 minutos apenas. Espere gastar 20 minutos com perguntas e comentários. Em outras palavras, esteja preparado para uma discussão, não uma palestra slide-driven. Isso significa limitar a quantidade de slides a dois ou três apenas. Mas tenha slides com detalhamento dos seus planos à mão no caso de haver necessidade de aprofundamento de dados.

Às vezes…

Você precisa colocar sua cabeça no lugar certo antes de iniciar a reunião. Focar. Você não está indo para a reunião à procura de um tapinha nas costas. Não se sinta obrigado a impressionar. Altos executivos não querem ouvir falar de todo o trabalho duro que você e sua equipe fizeram para chegar aos dados que você vai apresentar. Eles querem que você traduza o significado dos dados em relação à sua proposta e o processo de tomada de decisão deles e, o mais importante, em relação ao sucesso da empresa.

Nunca…

Ficar na defensiva ou argumentativo demais não é um bom negocio. Ser apaixonado por um projeto ou ideia é bom, mas seu comportamento deve ser sempre calmo e aberto a contribuições.

Além disso, nunca deixe a espiral da reunião fugir controle. Se a discussão se afastar demais do tema, ou pior, levar os executivos a discutirem uns com os outros, na paralela, procure calmamente trazer a discussão de volta aos trilhos. E nunca se esqueça de verificar e reavaliar seus números antes de sua apresentação. CEOs muitas vezes podem ser muito bons com números. Se eles estiverem errados, você estará morto.

Lembra-se daquela disciplina na sua faculdade ou especialização que tratava de apresentações e você talvez não tenha dado a devida atenção? então… Tão importante quanto fazer um bom trabalho é saber apresentá-lo, de modo que haja um entendimento claro de seu valor. Você ganha, sua empresa ganha. Mas não espere muito que ela te ensine a apresentar. Busque informações como esta para que possa aumentar suas chances de vender seu projeto, ok?

As dicas foram extraídas do site CIO.

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