O que o mercado espera dos profissionais de Tecnologia da Informação nesta época de reestruturação do mundo pós-crise? Quais as últimas tendências que estão influenciando na demanda de vagas para a turna de TI ? um levantamento feito com 15 gerentes de recrutamento da companhia de TI Technisource apresenta alguns dados interessantes para você que ainda está em dúvida em relação a como se preparar para se manter ou se tornar atrativo para o concorrido mercado de trabalho.
Segundo o site ConvergênciaDigital…
Divulgada no segundo trimestre deste ano, uma pesquisa da Robert Half Technology indicou os principais destinos de investimentos dos CIOs para os 12 meses seguintes. Segurança da informação, citada por 43% dos entrevistados, encabeçou a lista de prioridades, seguida de virtualização (28%), eficiência de data center (27%) e VoIP (26%). Dave Willmer, diretor executivo da divisão de tecnologia da Robert Half, afirma que à medida que investem nessas áreas, as empresas também procuram por profissionais certificados especificamente nas tecnologias em questão.
Entre as certificações mais citadas estão as certificações Cisco (CNA, CCNP, CCIE) e Microsoft (MCSE, MCITP), as certicição em PMP do PMI, ITIL e virtualização com os maiores players do mercado (VMware, Citrix e Microsoft), com destaque para a certificação VCP (VMware Certified Professional), com maior tradição nessa especialidade.
Não basta ser atraente em uma determinada fase da carreira, tem que se manter atraente, pois nunca sabemos o dia de amanhã. Correr atrás de atualização somente quando se está desempregado é muito arriscado, e pode fazê-lo perder muitas ótimas oportunidades até que se prepare melhor efetivamente. E cá entre nós, as melhores oportunidades não costumam dar as caras com muita frequência.
É mais ou menos como numa relação amorosa: Não é porque sua relação está “garantida”, seu amor está sendo plenamente correspondido que você vai relaxar, deixar de se cuidar, de se vestir bem, melhorar o comportamento e assim por diante, certo?. Caso opte por isso, corre o sério risco de virar passado na vida daquela pessoa logo, logo… 😉
Está aí a dica de dúbia interpretação. Seja atraente, continue atraente, não só o mercado irá lhe agraciar com boas coisas…
Veja o artigo completo, até com algumas informações salariais para algumas dessas funções.
Artigos que também podem lhe interessar:
- Cloud Computing: Certificação quente vai te levar para as nuvens!
- Os salários dos profissionais de TI depois da crise
- Certificações em TI de destaque para sobreviver à crise
- Mais uma parceria entre grande corporação de TI e universidades
- Áreas de TI com maior demanda impulsiona salários em 2009
- Academia virtual gratuita para você se atualizar com os conceitos mais quentes do mercado de TI
- Pesquisa comprova: Salários para profissionais de TI sobem
Lenoo
disse:Corroboro temaltonte com a Visão de Eduardo Pocetti.No mundo de hoje como o que pressiona, não são as mudanças propriamente dita mas a velocidade das mudanças por razões queira ou não, da globalização com suas pressões e daí, questões como a falta de visão, ação e preparação de modo competitivo quanto a inovações, competitividade, qualidade, capacitação, planejamentos, políticas corporativas do negócio, estratégias, objetivos corporativos desdobrados em metas, mensuração, flexibilidade, uma contabilidade de qualidade entre outros fatores críticos de competitividade, são alguns atributos que normalmente faltam ao perfil da maioria dos nossos empreendedores.Por falta de conhecimento, entendimento ou até de tempo relativamente a importância desses fatores críticos de sucesso como sendo uma carta de navegação, um sistema de governabilidade onde o empreendedor teria uma visão de curto, médio e longo prazo fundamentados em estudos e análises de cenários, controle holístico sobre os negócios, proporcionaria um exercício constante de análises críticas quanto a riscos, ameaças, tendências e oportunidades.É imperioso que todas as gestões assumam a direção e responsabilidade dos elementos da governança o que, para isso há necessidade de buscar o alinhamento dessa visão. Uma empresa sem gestão, segue sem direção; apesar das capacidades técnicas.