Tenacidade para vencer na carreira profissional

 tenacidade-resiliencia-carreira-profissional

Um amigo estava me contando no trabalho sobre um projeto em que ele estava trabalhando e como ele conseguiu concluí-lo com sucesso apesar de tantos ventos contrários…

Ele disse que teve TODOS os motivos para desistir depois de algumas falhas, mas ele decidiu avançar apesar de tudo. Teve que repensar sobre alguns detalhes, ouviu críticas, e mudou seu plano quando achou por bem fazê-lo, porém o mais importante foi que ele não desistiu. No final, veio reconhecimento e realização pessoal.

E você sabe qual qualidade é essa que ele colocou em prática e que foi crucial para que ele não desistisse mesmo em meio a vários fracassos?

TENACIDADE! – um conceito emprestado da física e muito aplicado no mundo dos negócios.

Você sabia também que TENACIDADE é uma das mais importantes características de um empreendedor de sucesso segundo artigo da revista Forbes?

Ok, talvez você não seja um empreendedor, mas saiba que o perfil de empreendedor corporativo é um dos mais valorizados no mercado de trabalho. E não a toa, pois tenacidade, a característica mais comum nos empreendedores de sucesso, é essencial também para o sucesso enquanto somos empregados e as empresas por sua vez reconhecem e valorizam isso. Como no exemplo que lhe dei acima, os tenazes não se dão por vencidos facilmente, “não quebram”, não desistem no terceiro “não”, nem no décimo e se reinventam se necessário para atingir seus objetivos!

Você sabe qual é o significado da palavra tenacidade?

Segundo a wikipedia…

Tenacidade é a energia mecânica, ou seja, o impacto necessário para levar um material à ruptura. Tenacidade é uma medida de quantidade de energia que um material pode absorver antes de fraturar.

Ou seja, ser tenaz é ser resistente as pancadas da vida, seja no emprego ou fora dele, de forma que não nos desviemos de nossos objetivos. Quanto mais você resistir aos problemas que aparecerão no seu caminho, mais tenaz você é!

Mas aqui vai uma ressalva importante:

Cuidado com os extremos!

É fácil as pessoas confundirem tenacidade com teimosia, com ser cabeça dura.

Talvez você terá que (re)ajustar seus planos, lapidá-los aqui e acolá, isto é normal e temos que ter humildade para admitir quando isso é necessário. Porém, muitos simplesmente ignoram a opinião do mundo a sua volta, mesmo com vários sinais de que a decisão não é a mais correta e no final quebram a cara.

Por outro lado…
Cuidado com a flexibilidade, que também é um tipo de tenacidade. Não quer dizer que você deve simplesmente seguir a opinião da maioria, mudando ao sabor do vento, MAS ouvir o que as pessoas tem a dizer e refletir, isto sim, pois algumas idéias e críticas construtivas podem ajudar bastante no sentido de abrir nossa mente para novas atitudes que levem-nos a realizar nossos sonhos de forma menos dolorosa e com menos tempo.

Não tenha medo de por suas ideias a prova compartilhando-as com outras pessoas. Seus objetivos tem que passar pela prova de resistência ao contra-argumento para que você mesmo tenha convicção do que vai fazer, caso contrário, qualquer opinião contrária vai fazê-lo mudar de idéia não uma vez, mas várias já que não está tão seguro do que pensa…

Então, estava pensando em desistir daquele projeto, emprego, função, atividade, acreditando que isto não é para você? Repense sua decisão, não se deixe quebrar facilmente, se tiver que mudar algo em seus planos, mude, mas não desista, ok?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails