Sua empresa incentiva o intra-empreendedorismo?

carreira-intra-empreendedorismo

Você tem o perfil intra-empreendedor? Primeiramente cabe uma definição desse termo, que virou uma das preocupações primárias das empresas na concorrência pós-crise.

Intra-empreendedor é aquele indivíduo que empreende dentro da própria empresa onde trabalha (da qual não é dono). É o chamado empreendedor corporativo. O empreendedor, por definição, é uma pessoa inquieta, que busca inovação, mudanças, não se contenta simplesmente em apenas executar as tarefas que lhe compete. Entre outras caracteríticas estão: ousadia para correr riscos calculados, capacidade de avaliação de oportunidades na crise, pró-atividade, busca de conhecimento constante, criatividade, disciplina e organização na aplicação das idéias, visão global de negócios entre outras.

Alex Dias, presidente da Google no Brasil, ressalta bem a importância desse conjunto de qualidades comuns ao intra-empreendedor, ao afirmar em artigo da VocêS/A que…

…“Empreender é praticamente uma condição para virar um funcionário do Google. É fácil identificar esse perfil, pelo constante questionamento, personalidade inquieta e energia empenhada nos projetos. Procuramos também indícios ao longo da carreira dos candidatos, seja empreendendo por conta própria, seja liderando projetos dentro ou fora da empresa.”

Todos nós devemos refletir em nossas carreiras sobre a importância do papel que desempenhamos onde trabalhamos. Veja se você é percebido dentro da organização. Se você desempenha um papel de um mero empregado, reavalie-se se é isso realmente que espera ser. As empresas não tem mais opção. A se ver pelos milhares que perderam seus empregos ao redor do mundo por conta da crise, percebe-se a rigidez das empresas imposta pela necessidade de competitividade e inovação. Não há mais espaço para erros.

Por outro lado as empresas devem ter uma visão que cultive a participação ativa de seus funcionários, esse que é um grande obstáculo em muitas empresas com lideranças ainda obsoletas.

Existem muitos “líderes” por aí que têm medo de perder o controle sobre a situação e acaba isolando os funcionários, podando muitas idéias, seja não levando-as para frente ou não dando os devidos créditos seus autores e/ou executores.

É, meu caro, tem muita gente assim ainda, e o pior é que o estrago que causam por vezes ocorre de forma lenta, sendo percebido quando a vaca já tiver ido para o brejo.

Aproveite e faça o teste, verifique se sua empresa incentiva o intra-empreededorismo, e depois deixe sua opinião nos comentários! 😉

Se sua empresa não valoriza seu perfil empreendedor, pense novamente sobre seu emprego ou seu departamento, caso verifique que o problema é localizado e há chance de mudança de área dentro da própria empresa.

Aliás, o fato de ser dono da própria carreira, do próprio futuro, é outra característica marcante de um intra-empreendedor.

Se sua empresa não pode auxiliar ativamente no desenvolvimento de sua carreira, pelo menos o fato de não atrapalhar já será de grande valia…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *