A Crise mostrou por que o setor de TI é uma Ótima opção de Carreira

Segundo pesquisa da Page Personnel, consultoria internacional em Recursos Humanos , o setor de TI foi um dos que menos sofreu com a forte crise econômica que tem assolado o país – e que agora mostra sinais de enfraquecimento – ufa!

Eles fizeram uma pesquisa bastante abrangente, utilizando uma amostra de 62 mil candidatos com experiências de júnior a gerente, mapeando 510 cargos em cidades que têm participação importante na economia do país.

O destaque para TI ocorre num universo de 10 setores da economia, e representa a sua resiliência como ponto forte.

A TI tem respondido com bastante flexibilidade e procurado seu próprio caminho de desenvolvimento em meio a crise, e o resultado disso são as baixas perdas no setor e a valorização de muitas profissões dentro da área de Tecnologia da Informação, mesmo passando por uma das piores crises econômicas das últimas décadas.

Gostei do termo “mutante”, atribuído ao setor de TI na análise do pessoal da Page Personnel. Realmente, a área de Tecnologia da Informação consegue mudar rapidamente e se adaptar aos percalços proporcionados pela crise.

E as perspectivas, agora com o país começando a respirar, e a mostrar sinais de recuperação mais consistentes, é de que a demanda volte a crescer mais para os próximos anos, veja:

Segundo ainda a Page Personnel

“A área de tecnologia emprega atualmente cerca de 1,3 milhões de profissional no Brasil. De acordo com a estimativa feita pela indústria de software e serviços, podemos afirmar que para os próximos 4 anos, o país vá precisar de 750 mil profissionais para a área, dado que mostra que T.I. ainda demostra reais sinais de grande movimentação para o mercado brasileiro.”

Portanto, se você está procurando um setor da economia para trabalhar ou empreender, e que seja de certa forma imune a crises, eis aí o setor de Tecnologia da Informação, desesperado na busca por investidores, profissionais qualificados, empresários, enfim.

Veja a tabela de salários:


A crise foi um grande teste para mostrar que o crescimento que o setor vinha apresentando antes não era fogo de palha.

Você, jovem, que está pensando ainda sobre qual tipo de carreira seguir, ou você, já profissional experiente em outras áreas e que deseja respirar novos ares, o setor de TI tem desafios de sobra e vai te pagar bem se você se especializar.

Até hoje não me arrependi de ter aconselhado vários jovens, influenciando muitos mesmo a mudar de área nesses longos 9 anos que escrevo aqui, e agora ainda mais, acredito que você estará tomando uma sábia decisão se embarcar nessa com a gente. Vamos?

E se você já está colhendo os benefícios de trabalhar com TI, compartilhe essas boas perspectivas com seus colegas, com jovens na sua família que podem estar em dúvida sobre suas carreiras. Eu mesmo me orgulho de ter feito isto com meu irmão.

Hoje, posso vê-lo feliz, depois de alguns anos, efetivado numa multinacional após sair de um emprego estressante na área de produção de uma fábrica de pneus onde trabalhava 3 turnos diferentes e não tinha perspectivas nenhuma de crescimento.
O que tinha, de sobra, era o medo de perder aquele e não conseguir outro, já que não tinha formação alguma.

Espalhe a boa notícia, compartilhe nas suas redes sociais!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails