Setor de Tecnologia da Informação domina a lista de empregos criados entre 2009 e 2012

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, segundo notícia da INFO, dados importantes que confirmam não somente a alta demanda de profissionais de TI no Brasil (como já bastante divulgado por diversas mídias) como também sua superioridade em termos de números de oportunidades geradas entre 2009 e 2012.

Segundo o artigo:

A maior quantidade de postos de trabalho que demandam diploma de ensino superior abertos entre 2009 e 2012 foi para as atividades relacionadas à tecnologia da informação. Dos mais de 300 mil postos abertos no período, 49,5 mil estão nessa área, o que corresponde a 16% do total. Os dados são do estudo Radar: Perspectivas Profissionais – Níveis Técnico e Superior, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado hoje (3).

Corresponde a quase o dobro da quantidade de postos criados na área de enfermagem no mesmo período, área essa também bastante reconhecida como de alta demanda nos últimos anos. Aliás, se avaliarmos os custos médios de formação universitária entre TI e enfermagem, veremos que a balança também pesa a nosso favor nesse quesito.

Para enfermagem, deve-se cumprir uma caga de 3500 horas, ao passo que para formação como tecnólogo em Análise de Sistemas, Bancos de dados ou Redes de Computadores (nível superior), tem-se um mínimo de 2000 horas. Falamos aí em quase 45% menos em termos de tempo e dinheiro para se formar e ingressar no mercado de trabalho.

Outra boa constatação feita pelo IPEA é que os salários dos profissionais do setor de tecnologia da informação (nível superior) foram em média mais altos nas contratações que nas demissões, o que dá uma mostra da valorização nesses termos também.

Mostra que as empresas em geral não estão simplesmente trocando pessoal mais especializado e caro por vários de menor valor, como às vezes supomos.

No site CIO, vemos uma média de salários dos profissionais de TI comparada com a média nacional:

O estudo “O mercado de profissionais de TI no Brasil”, que acaba de ser divulgado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), revela que os salários do setor crescem acima da inflação na maioria dos estados desde 2003. Como resultado disso, a média mensal do salário de TI para quem tem nível superior é de 2.950 reais, quase o dobro da nacional que é de 1.499 reais.

Enfim, apesar das boas novidades, cabe lembrar que profissão não se escolhe tendo em vista somente o salário. Existe muita coisa em jogo, e considero a primeira entre elas o fato de se identificar com o que faz. O resto costuma vir como consequência.

Agora, se curte mesmo essa área que considero fascinante, aproveite o momento!

O destaque da notícia acima é de publicação da INFO.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está na Hora de ser Valorizado e Conquistar o Salário que Você Merece!

Cadastre seu E-mail e Pegue seu Livro Grátis! Promoção por Tempo Limitado...

Fechar esta janela

  • Saiba qual o segredo dos que ganham mais