Curiosidades e utilidades do computador mais rápido do mundo

Veja algumas curiosidades do computador mais rápido do mundo, chamado de “Sequoia“, criado pela IBM em parceria com o governo norte-americano:

São 96 racks num ambiente de 318 m² com mais de 1.6 milhões de processadores e output de 20 petaflops por segundo. Para se ter uma idéia, um peta é um termo para quatrilhão. O avanço em relação ao seu predecessor, o RoadRunner, é descomunal: foi comemorado a ultrapassagem da barreira de 1 petaflop por segundo em processamento no super computador “antigo”.

Sabe aquela lista dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo? pois bem, esse aí embaixo será mais rápido que todos eles combinados.

ibm-sequioa

Tem ainda um poder de processamento equivalente a 2 milhões de laptops. O supercomputador será entregue em 2011 ao Lawrence Livermore National Laboratory, nos EUA, segundo a IBM.

As aplicações de uma super máquina desse porte são muitas entre algumas ruins (simulação de testes nucleares) e outras boas, como a previsão com maior folga de catástrofes climáticas, como você poderá ver pelo vídeo do olhar digital.

 Veja ainda mais informações no site da IBM, em inglês, e o vídeo abaixo do Olhar Digital:

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=eaqiCeSNY1o]

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Trackback: Vinicius via Rec6 24 de maio de 2009
  2. Trackback: >Curiosidades Inúteis 03 « 14 de maio de 2011