O mercado para o especialista em SEO: boas perspectivas

Dando continuidade à temática deste blog, vamos abordar mais uma profissão emergente do mundo Web: é o especialista em SEO.

SEO (acrônimo de Search Engine Optimization, em português, Otimização de Mecanismos de Busca) é uma especialização que merece destaque nesse boom da web, principalmente aqui no Brasil, com o aumento considerável da inclusão digital (últimas pesquisas mostram que o brasileiro passa e vezes mais tempo na web do que vendo TV, dá pra acreditar???).

E a matemática é simples: quanto mais  visível um site nos mecanismos de busca para o maior número de usuários, mais chances ele tem de ser acessado. Isto pode significar um alto tráfego de usuários , que por sua vez se converte em bons acordos ($$$) de patrocínio. Resumindo, um trabalho que se paga.

Mas o que faz um especialista em SEO?
O profissional especialista nessa matéria busca otimizar as páginas de um site de forma que eles configurem nas primeiras posições dos melhores mecanismos de busca, quando a busca é orgânica.

seoimage1

Orgânica??

Busca orgânica, ou também chamada de natural, é quando alguém digita livremente uma ou mais keywords (palavras-chave) para busca, de acordo com seu interesse. É o resultado gratuito, ao contrário do que ocorre nos links patrocinados, onde ao adquirir um pacote de clicks sobre um determinado conjunto de keywords, o site é mostrado no topo até que esses cliques se esgotem, como no cado do famoso programa Adwords do Google.

O problema é que…

Especialistas dizem que 40% dos cliques vêm de links patrocinados, e que os outros 60% são decorrentes da busca orgânica. (Daí a importância de um profissional de SEO)

Vamos a um exemplo: este site foi otimizado para que aparecece com uma boa classificação nos mecanismos de busca para um certo conjunto de palavras as quais considero chave para que você encontre o Carreira de TI. Se você pesquisar no Google as palavras carreira ti ou ainda certificação ti e fazer a busca, mais de 1.500.000 de sites aparecerão com esses termos e o site carreira de TI aparecerá no topo.

Provavelmente você chegou até aqui através de um mecanismo de busca, entendeu a importância? Pesquisas apontam que as pessoas, ao efetuarem buscas, não vão além da segunda página de resultados, daí a importância de que um site apareça na melhor classificação possível.

O que você precisa conhecer para ser um profissional especialista em SEO?

  • Conhecimentos em Web Design, php, java, ccs, html, protocolos, mysql são algumas das habilidades.
  • Voracidade em pesquisas e novas tecnologias é essencial para não ficar desatualizado. Interação constante em fóruns e redes sociais.
  • Inglês é basico aqui (então aproveite para aprender inglês de graça), porque as melhores escolas no assunto são de lingua inglesa, e é onde você encontrará as melhores ferramentas de apoio para um profissional interessado em se destacar na área.

E claro, procure conhecer o terreno como a palma de sua mão. Esse terreno, para o SEO, são os melhores mecanismos de busca e suas regras de classificação de sites, bem como o que não fazer para evitar ser punido (ter o site excluído do mecanismo de busca por atitudes ilícitas).

Cada mecanismo tem suas peculiaridades e fazem uso de complexos algoritmos para classificarem os sites da forma mais justa possível sempre tendo como objetivo apresentar dados realmente relevantes aos usuários.

Bons salários…mesmo sem graduação!

Segundo entrevista concedida ao IDGNow, Thiago Bacchin, Chief Executive Officer (CEO) da Cadastra, empresa especializada em marketing em sites de busca, e vice-presidente do Comitê SEM da IAB Brasil, os salários de SEO estão avaliados entre 4.500 reais, para profissionais ainda sem diploma de graduação, e 7.000 reais para os já formados.

Onde aprender sobre SEO em português?

Vá na página Onde Estudar, lá você encontrará dois sites muito interessantes, com cursos introdutórios sobre o assunto, em português e ainda grátis. Um excelente ponto de partida.

Mesmo que você não decida  por trabalhar com SEO, é um conhecimento essencial para quem pretende ter qualquer tipo de negócio na Web…que tal começar?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Trackback: Vinicius via Rec6 30 de março de 2009
  2. Trackback: domelhor.net 30 de março de 2009