Seis profissões de TI que serão muito valorizadas em 2010

carreira_valorizacao

Ano novo, vida nova, perspectivas e sonhos renovados….Se você ainda não esquentou os motores , não começou a acelerar, não tem muito problema, pelo menos se você está de férias (e como é importante relaxar para recuperar o rumo, a saúde e muitas outras coisas, não?).

Só quem passou pela experiência de atravessar um ano todo sem férias (e não são poucos, ainda mais nessa área TI, que não para) sabe o quanto faz falta esse período de descanso merecido. O corpo reclama, e não é para menos, então relaxe. No decorrer do ano você verá que ganhou tempo fazendo isso, o que refletirá em melhores resultados e mais felicidade.

Mas voltando ao assunto deste artigo, 2010 começou quente nas cabeças dos analistas de Mercado e a ComputerWorld deu uma corridinha para trazer uma perspectiva para sua carreira neste ano e quem sabe lhe ajudar a dar aquele empurrão que faltava.

Segundo a previsão para 2010 da Computerworld, os planos de contratos para o ano novo estão aquém daqueles do ano anterior: Menos de 20% dos 312 executivos de TI entrevistados disseram que planejam aumentar a equipe nos próximos 12 meses; em 2009, esse número era 26%. E cerca de 20% disseram que planejam reduzir as equipes de TI.

Mesmo assim o crescimento deve ser comemorado, até porque pelo tamanho e tempo de duração da crise financeira que o mundo passou recentemente, a situação previa ser muito, mas muito pior… Para nos ajudar, foram listados seis profissões, fruto de pesquisa entre potenciais contratantes. Estão listadas abaixo, seguidas de  trechos de comentários (pertencente ao artigo da ComputerWorld) que considero chave para a justificativa de sua escolha:

1. Programação/Desenvolvimento de Aplicações
A maior razão para isso é atender à demanda de novos sistemas e projetos. Isso explica porque essa é a função de programação e desenvolvimento de aplicações figuram como as mais valorizadas

2. Help Desk/Suporte técnico
haverá uma forte demanda por pessoas nesse setor em 2010; a necessidade por técnicos de suporte tende a refletir as condições gerais dos negócios

3. Redes
A demanda por profissionais de rede, segundo Willmer, está relacionada à crescente complexidade das redes e ao estresse colocado sobre elas pela computação em nuvem e softwares como serviços.

4. Gestão de projetos
vê a area de gestão de projetos como um setor que cresce em importância e um bom local para profissionais de tecnologia interessados em ampliar suas carreiras.

5. Segurança
A maior ameaça para as companhias são as falhas em sua própria equipe. Quando se muda a equipe e enfrenta empregados insatisfeitos, as chances de uma fraude de rede ou infração de segurança aumenta.

6. Inteligência de negócios
Mais importante do que um especialista de BI, no entanto, são programadores/analistas que podem relacionar o conteúdo de tabelas, bancos de dados e estruturas de informações aos requerimentos de negócios.

Lógico que muitas análises desse tipo aparecerão por aí e é importante entendermos como o mercado se sente, o que espera encontrar nos profissionais de TI que pretende absorver. E você, está otimista neste início de ano? O que espera para 2010 em relação à sua carreira? Essa lista pode influenciá-lo de alguma maneira? Dê sua opinião?

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails