Salarios de TI são o dobro da média nacional

Algumas surpresas na divulgação do relatório do IBGE, que apresenta a média dos salários dos profissionais de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (TIC) no Brasil, e outras, nem tanto.cresc

O salário médio ficou em torno de R$2.046,00, sendo ainda duas vezes maior que a média nacional de outros setores da economia, cuja média ficou em torno de R$937,00. Ou os outros setores estão ganhando muito mau ou…não tem outra opção, só pode ser isto mesmo…senão vejamos uma pequena comparação com os EUA (isso mesmo, se queremos ser grandes um dia, teremos que nos comparar com os grandes, ou não??)

 O newsobserver divulgou umas informações interessantes e bastante atualizadas sobre a média salarial, realizada pelo Global Knowledge/Tech Republic , desse mesmo setor nos EUA, essa, já mais atualizada (2008):

A média nacional (anual) dos salários dos profissionais de TIé de U$81.600, o que dá uma média salarial mensal de U$6.800,00. Ainda, profissionais que trabalham em  empresas com 5 ou menos funcionários têm uma média anual de U$68.800,00, algo em torno de U$5.733. Em empresas com mais de 500 funcionários esse valor salta para incríveis (para nós, claro) U$97.700 anuais, ou U$8.141,00 aproximadamente.

É fato que a realidade hoje, quanto a esses números, dever mudado um pouco (para baixo), já que essa pesquisa foi realizada antes do estouro da crise financeira ano passado.

Com isso dá pra entender um pouco melhor o que é crise para rico e para pobre: o rico, na crise, come menos caviar durante a semana, viaja menos pelo mundo durante o ano, etc. Agora, a crise nos países mais pobres significa falta de comida na mesa…mas…

A boa notícia aqui no Brasil:

Essa fica por conta de que “Houve um crescimento substancial número de profissionais empregados no segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação. Em 2006, o aumento foi de 40,7%, com 673 mil empregados, enquanto o número de empresas aumentou 18,3%, passando para 65 mil empresas“, segundo a Info.

Um outro grande aumento a ser divulgado, nesses números, não será surpresa.

A TI no Brasil continua evoluindo bastante, com o País começando a ser levado a sério como opção de destino projetos de OffShore Outsourcing, enfim, se alguém está em dúvida ainda sobre se deve continuar na TI, ao olhar pela questão de empregabilidade…

Esses dados do IBGE é de 2006, portanto vamos considerar uma pequena variação para cima nessa média. O que ainda assim não deve ser muito. Outra observação importante é que, com toda falta de regulamentação de profissões no setor de TI, mesmo assim tem deixado outros setores no chinelo quanto ao crescimento salarial e perspectivas de crescimento.

Se o governo não só manter, mas aumentar gradualmente os investimentos nessa área, poderemos vislumbrar um futuro com salários mais dignos, que realmente cobrem o custo de vida de um profissional de TI, que convenhamos, é maior que de outras áreas, pela simples questão de necessidade contínua de atualização gerada pelo frenético dinamismo que envolve a TI. Atualizar-se não é uma opção, é questão de sobrevivência. Com essa constatação, a disparidade de salários entre setores d aeconomia discutida aqui incialmente cai um pouco.

O que achou dessa média salarial no Brasil, está batendo um pouco com a de sua região? O que considera como fator preponderante para que esses valores sejam melhores? dê sua opinião!

 Dados do IBGE divulgados pela Info Abril

 

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

2 Comentários

  1. Fausto
  2. Edilson Nascimento

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!