Nokia e RFID: encontre objetos perdidos através de rádio-frequência

E não é que a RFID está invadindo nosso dia-a-dia?

A Nokia apresentou na CES 2009 (Consumer Eletronics Show), a maior feira de eletrônicos, realizada em Las Vegas – EUA, o Nokia Locate Sensor, que utiliza a tecnologia RFID (Radio-Frequency IDentification), pela qual é possível identificar pessoas ou objetos identificados com as etiquetas RFID. Ao se anexar um pequeno dispositivo ao algum objeto, as chaves do carro, ou o controle remoto da TV, por exemplo (que por vezes não lembramos onde as colocamos, ainda mais quando estamos com pressa), pode-se localizá-lo através de um aplicativo instalado no celular, selecionando-se o objeto perdido, acionando assim um alarme sonoro. Bastante interessante, embora apenas um protótipo, por enquanto.

Mas o que é RFID?

Segundo a wikipedia

“RFID é um acrônimo do nome (Radio-Frequency IDentification) em inglês que, em português, significa Identificação por Rádio Frequência. Trata-se de um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos chamados de tags RFID.

Uma tag ou etiqueta RFID é um transponder, pequeno objeto que pode ser colocado em uma pessoa, animal, equipamento, embalagem ou produto, dentre outros. Ele contém chips de silício e antenas que lhe permite responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora. Além das tags passivas, que respondem ao sinal enviado pela base transmissora, existem ainda as tags ativas, dotadas de bateria, que lhes permite enviar o próprio sinal. São bém mais caras que as tags passivas.”

Mas há uma infinidade de aplicações que podem se beneficiar do uso do RFID: veja um pouco neste vídeo, como a aplicação comercial dessa tecnologia pode afetar nossas vidas de maneira bem prática, apenas uma dessas situações….

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=T0EdYHuSzCI]

Mais uma vez, como acontece quando a tecnologia invade de forma cada vez mais impetuosa nossa rotina diária, sempre surge aquela preocupação com a segurança dos dados, a privacidade das pessoas, já que futuramente  certo estabelecimento comercial com essa tecnologia implantada poderia ter acesso a seu histórico de compras, e a muito mais dados que denunciam seu comportamento enquanto consumidor, enfim, devemos sempre estar atentos às implicações.

E você, qual sua opinião quanto a essa tecnologia? E o Nokia Sense Locator, seria útil para você? Dê sua opinião!

A notícia faz referência a divulgação feita pelo Yahoo!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails
Tags:

Uma resposta

  1. swes

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!