Veja como melhorar sua imagem nas redes sociais

Uma pesquisa realizada pela Nielsen Online apresenta um dado surpreendente:  mostra que as “comunidades online”, que incluem redes de relacionamento e blogs, são mais populares que o email. Isto mesmo, o meio de comunicação mais importante da era digital está perdendo espaço. Veja alguns dados da pesquisa:

  • 67% dos internautas utilizam regularmente comunidades virtuais, e apenas
  • 65% usa regularmente o email.

A pesquisa abrange usuários dos seguinte países: Austrália, Brasil, Chile, Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Estados Unidos.

Um dado interessante sobre as redes sociais no Brasil:

O Brasil é, dentre os países analisados, o que as comunidades online tem a maior aceitação, recebendo 80% de toda a audiência online com regularidade. Um em cada quatro minutos em nosso país é direcionado ao uso das comunidades e blogs.

Posto isto, cresce na mesma proporção a importância da participação nas redes sociais de quem quer se destacar no mercado de trabalho, ter maior visibilidade. Só que maior visibilidade, pelo menos em termos de carreira profissional, somente é bom se o “produto” tiver uma boa imagem (ninguém quer ser destaque por ter se encrencado em algum lugar…).

Veja 10 dicas, de divulgação da ComputerWorld, que você não pode ignorar caso queira contruir uma imagem marcante (positivamente) na Web:

1. Fique de olho na privacidade

Configure corretamente o nível de privacidade das redes sociais em que participa. Para começar, se pergunte: Qual a relevância de tornar pública informações de sua vida pessoal?

2. Não desatualize seu perfil
Principalmente se for uma rede social voltada a contatos profissionais, como o LinkedIn ou Via6.

3. Divulgue as informações certas
Nem mais, nem menos. Informações polêmicas podem complicar sua vida.

4. Transparência
Seja claro em suas idéias. Cuidado também com a confusão ao transmitir uma mensagem como se fosse da própria empresa onde trabalha, comprometendo-a.

5. Tenha um site
Pode ser um blog. Ótimas ferramentas CMS, como o WordPress, o Blogger (citando as mais importantes hoje) permitem uma interface agradável onde você pode relacionar suas habilidades, divulgar seu trabalho.

6. Chame atenção
Construa uma rede de relacionamentos em volta de seu site, linke-o com outros que acha importante.

7. Reúna depoimentos e recomendações

Divulgue as recomendações sobre seu trabalho se possível.

8. Participe de comunidades online

Existem milhares de comunidades na Internet. Escolha uma dentro de seu perfil e participe, ajude, reponda perguntas de outros usuários, pergunte….enfim, interaja.

9. Na dúvida, evite se expor
Pensar antes de falar, na comunidade essa regra também vale. Ainda mais que você pode ficar registrado no Google, mesmo que apague a mensagem…

10. Não se esqueça do Google

Fique atento ao que dizem sobre você na internet fazendo busca com o seu nome completo. Vá no Google, e pesquise se nome entre aspas duplas para estreitar os resultados da pesquisa.

A relação apresentada acima é uma compilação de 10 entre 12 dicas e comentários sobre estas citadas. Tem algo mais que você queira adicionar a esta lista que julgue importante para a imagem de um profissional na Web?

Fique à vontade para comentar!

Pesquisa sobre audiência das redes sociais divulgada pelo Yahoo

Dicas sobre imagem na Web de autoria da ComputerWorld

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