3 Programas gratuitos que podem proteger seu notebook contra roubo

Todos nós estamos sujeitos a roubo ou furto. No caso de notebooks, com as facilidades de compra atualmente e aumento crescente de roubo desse tipo de equipamento, é sempre bom ter conhecimentos de algumas ferramentas gratuitas que podem auxiliar na segurança da sua tão suada aquisição. Para se ter uma idéia, uma pesquisa patrocinada pela Dell nos EUA indicou que mais de 10.000 notebooks são perdidos ou roubados a cada semana nos aeroportos de lá…por aqui só não temos as estatisticas porque os furtos e roubos…

Através de um serviço chamado “Back to My Mac”, que custa 99 dólares, um usuário de MAC pode ter acesso a seu computador de qualquer lugar e inclusive fotografar o ladrão em caso de roubo ou furto. Um usuário com experiência em MAC, nos EUA, pôde localizar seu notebook e todos os demais pertences roubados através da utilização desse recurso. As fotos foram fundamentais para solução do caso, conforme noticiado pelo New York Times (veja a notícia completa, em inglês).

Pensando nessa grande utilidade, separamos aqui 3 softwares gratuitos para sua avaliação, que podem auxiliar bastante nesse sentido:

LocatePC

Esse programa envia periodicamente um email sempre que o PC é conectado na Internet, sendo enviado um email (contendo informações que podem ser rastreadas para a identificação do ladrão) por dia, como padrão de configuração e outro para cada mudança de endereço IP. O programa roda em background, sendo difícl de identificá-lo a princípio.

LaptopLock

Se o computador for roubado, através dessa ferramenta você pode logar no site com sua conta e identificar seu equipamento como stolen (roubado). O software ainda tenta identificar o máximo de informações possíveis para auxiliá-lo numa possível recuperação do equipamento. Mesmo sem conexão à Internet, o software entra em ação pedindo para que o usuário identifique-se com senha. Caso contrário os dados criptografados ficam inacessíveis.

Adeona

Adeona é uma ferramenta open source que permite que o usuário monitore continuamente a localização atual do notebook, colhendo informações de rede que podem auxiliar na localização do computador. Recursos de criptografia são utilizados para garantir a segurança dos dados do usuário. Com o sistema MAC OS você pode inclusive capturar fotos do usuário ladrão e enviar por email sem que ele perceba, e assim tomar medidas cabíveis para possível recuperação do equipamento.

E você, quais medidas costuma tomar para segurança de equipamento?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

13 Comentários

  1. Eduardo
  2. Vinicius
  3. daniela
  4. Vinicius
  5. Osvaldo
  6. ilmar sales
  7. Vinicius
  8. jonatan
  9. Vinicius

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!