Rastreie seu computador roubado (ou perdido) com este aplicativo grátis

Infelizmente no Brasil isto ainda acontece muito. Você dá um duro danado para comprar um bom computador, nada de luxo, mas ferramenta de trabalho básica para quem quer trabalhar com tecnologia da informação e de repente vem um bandido e lhe rouba deixando-o muitas vezes apenas com o carnê das prestações a pagar. seguro para esse tipo de equipamento no Brasil não é nada barato, dado o risco de um evento negativo desse ocorrer na vida de qualquer um, estudante, trabalhador, morador de bairro pobre ou não.

Extravio e esquecimento também entra nessa lista de tristes eventos na vida de quem teve o dissabor de ficar sem seu computador, e claro que, devido a nossa educação precária, há muito daquele conceito de que “achado não é roubado”, ainda que haja toda a identificação possível no equipamento para poder localizar o real dono.

Neste caso resta apenas chorar e lamentar? Não, há algumas opções de rastreamento de equipamentos para problemas como esse, que são pagos, mas há também um software gratuito que pode ser bastante útil nessas horas, divulgado pelo canal de Tecnologia do Globo.com. Segundo o artigo…

O Prey Project é um aplicativo de código aberto que permite rastrear o computador em caso de perda. O programa pode ser instalado no Windows, Linux, Mac e Android. A localização do equipamento fica disponível num serviço na internet, em que o usuário deve estar cadastrado previamente. A modalidade gratuita permite que sejam adicionados até três equipamentos para o monitoramento. Caso seja necessário adicionar mais computadores, é possível contar com a modalidade paga.

O instalador do Prey Project pode ser baixado no site do fabricante. Escolha a opção de download correspondente ao sistema operacional no computador a ser rastreado. Durante o processo de instalação, é necessário criar um usuário para acessar o painel de monitoramento no site. Esse usuário poderá ser adicionado em outras duas instalações de computadores, que também poderão ser rastreados. Para usuários do sistema operacional Windows, pode ser necessário autorizar a execução do aplicativo nos programas de segurança. Ao término da instalação, o agente de rastreamento ficará ativo e irá se reportar a cada 10 minutos ao painel de monitoramento. O tempo de envio da posição pode ser personalizado para cada equipamento.

Nos notebooks que possuírem webcam, durante o processo de coleta, o programa faz fotografias, a fim de registrar o rosto do usuário que está acessando o equipamento indevidamente. Além disso, o software registra informações sobre as configurações da rede, programas em uso e arquivos alterados.

O problema é se o indivíduo formatar o computador, mas para diminuir as chances de isso ocorrer, o especialista dá uma dica:

Vale salientar que, para o Prey Project funcionar, o equipamento perdido não pode ter sido formatado e a sua localização só será possível quando ele estiver conectado à internet. Uma dica para desestimular a formatação num primeiro momento é deixar ativo um usuário visitante, sem senha, no sistema operacional. Afinal, é muito provável que quem estiver com o equipamento irá tentar usá-lo e, se estiver acessível, talvez a formatação nem ocorra.

Faça o download do software neste link e comece a se proteger.

De qualquer forma, vale a pena por ser gratuito na versão básica, e toda ajuda é bem recebida para minimizar esse tipo de situação, certo? Afinal é seu investimento, seus valiosos dados, seus dias ou até anos de trabalho em risco….

As dicas são do Globo.com

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!