Quer abrir um programa no computador? é só pensar

A busca por uma interação mais amigável possível com o computador por especialistas continua nos surpreendendo cada vez mais, superando nossas expectativas: depois dos sistemas acionados por comando de voz, outros por simples movimentos, agora alguns sitemas podem ser controlados também pelo… pensamento. É Isso mesmo que você está pensando, e somente isso é o que será preciso para enviar um comando para seu computador!

Uma empresa norte-americana, a Emotiv Systems, sediada em San Francisco – California, desenvolveu o Epoc, um head-set controlado pela mente, ou seja, um neuro-headset. Até preço já tem definido, ficará em torno de $299, sendo aceitas reservas.

Como isso funciona?

Através da tecnologia de eletro-encefalograma, aquela comuns em hospitais, o hed-set faz uso igualmente de sensores que permitem a leitura dos sinais elétricos do cérebro fazendo assim sua conversão, sendo transmitida ao PC via wirelless, terminando com a execução da instrução desejada.

Porém, como ocorre com outros tipos de tecnologias como as acionadas via comando de voz, é necessário um treino com o equipamento para que ele “aprenda” o padrão do cérebro do usuário (já que há variações de pessoa pra pessoa), e isso é feito através de software específico. Veja mais informações sobre o produto no site da Emotiv Systems. Referência ao artigo na BusinessWeek.

Ah tá, e no Brasil tem algum desenvolvimento nesse sentido?

Ainda estamos engatinhando por aqui nesse assunto (tudo bem, não disse nada de novo, eu sei…), caso queira conhecer um pouco mais sobre redes neurais (e por que não se tornar um pesquisador no futuro?), esse assunto é mandatório nas disciplinas de IA (Inteligência Artificial). Saiba mais sobre IA no Brasil no site da Comissão Especial de Inteligência Artificial, inclusive enventos.

Se você já é graduado e se interessa no assunto, pode procurar uma das várias instituições públicas e privadas de ensino superior, as quais oferecem especialização, e assim estar pronto para as oportunidades que surgirão num futuro próximo.

E você, como tem encarado as transformações na forma de interação usuário-máquina? deixe sua opinião sobre o assunto!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Paulo Rogério de Oliveira
  2. Vinicius