Quais os benefícios mais importantes que as empresas podem oferecer aos empregados?

Será que as empresas estão sintonizadas com os empregados quando se fala em benefícios oferecidos além dos salários?

Na onda de desespero das empresas por retenção de seus talentos, tão difíceis de serem substituídos na conjuntura atual da força de trabalho brasileira, está aí uma boa área onde essa empresas podem direcionar suas estratégias para vencer nessa guerra: benefícios.

A pesquisa, realizada pelo Catho Online, com abrangencia em todo o Brasil, serve para entendermos melhor o que na verdade muito de nós já percebemos…

Veja o resultado da pesquisa com relação aos benefícios mais e os menos famosos no mercado:

Conforme aponta a pesquisa, os três principais benefícios oferecidos aos colaboradores são: vale transporte (72%), assistência médica (64%) e vale refeição (54%). Dentre os que as empresas menos disponibilizam estão os convênios e descontos comerciais (21%), estacionamento (20,5%) e, por último, celular (18,4%).

Porém, apesar de ser um plus interessante para o funcionário, é preciso entender até que ponto ele percebe o valor desse benefício em relação ao que o mercado oferece. Veja o que mais diz a pesquisa:

Para a maioria dos profissionais empregados, os benefícios recebidos no emprego atual são melhores do que os recebidos no emprego anterior. Porém, quando comparado com o mercado, consideram os seus benefícios abaixo da média, com exceção das empresas de grande porte, com uma avaliação de 5,3, em uma escala de 0 a 10.

Importa muito mais o quanto o funcionário percebe de valor no benefício do que o quanto de fato custou para a empresa fornecê-lo. Ficaria mais barato (relação custo x benefício) para as empresas se procurassem entender melhor o que seu pessoal mais valoriza. Veja mais esta constatação:

No estudo, é possível notar grandes diferenças entre os que os profissionais acham relevante e os que as empresas oferecem. A participação nos lucros e auxílio educação, por exemplo, são benefícios valorizados entre os profissionais, porém pouco frequentes no mercado. Já o auxílio odontológico e o seguro de vida são geralmente oferecidos, porém os profissionais não dão tanta importância.

A sua empresa tem se preocupado com seu nível de satisfação em relação aos benefícios que você recebe? Voce está satisfeito? Caso não esteja, talvez seja interessante oferecer sua opinião antes de se oferecer ao mercado. Conversando se chega à muita coisa, às vezes, o que não custa tentar.

No site do UOL você poderá ver mais detalhes da pesquisa.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails