O QI que Falta para você ter acesso às Melhores Vagas de Emprego (Escondidas)

As melhores vagas de emprego no mercado de trabalho, infelizmente, não estão disponíveis a todo mundo. As vagas que você vê por aí nos sites de empregos, além de serem escassas, são geralmente de baixa qualidade comparados com os empregos disponíveis apenas sob indicação (QI) e influências.

Queira você ou não, o QI (Quem Indica) costuma ser decisivo, principalmente quando se estão em jogo grandes empregos, projetos, ótimas oportunidades de carreira e desenvolvimento profissional. Na verdade, embora sejamos muitas vezes críticos dessa prática, em qualquer esfera e diferentes momentos de nossas vidas, nos deparamos com decisões que nós mesmos tomamos, baseadas no QI. Quer ver?

Você vai assistir um filme, comprar um livro: pede indicações a amigos, familiares e mesmo desconhecidos pela internet ao ler resenhas e comentários. E com base nisto você toma a decisão de ir ou não ir, comprar ou não comprar. Esse comportamento tem amparo na psicologia, e é chamado de “Prova Social”.

Esta teoria diz que nossas decisões são influenciadas pelo meio social onde vivemos. Outro exemplo simples é um restaurante que você nunca foi antes. Ao passar em frente ao estabelecimento e vê-lo cheio, você automaticamente deduz que a qualidade do lugar é bom, o que pode influenciar sua decisão de visitar o lugar em detrimento de outro restaurante próximo e que você costuma vê-lo vazio.

Voltando ao assunto vagas e mercado de trabalho, essa prática de as empresas valorizarem o QI se torna ainda mais importante, por 3 motivos de grande peso:

1 – O tempo de contratação cai de 20 para 7 dias nas empresas pesquisadas: Mais pessoas trabalhando na contratação com a aderência dos funcionários motivados por bônus, o que reduz custos no processo de contratação;

2 –  O índice de acerto costuma ser maior entre os candidatos indicados: Os funcionários quando indicam alguém, em geral, têm noção da responsabilidade que carregam ao fazer isso. Analisam se a pessoa tem o perfil da vaga e se alinha com a cultura da empresa, tudo isso para evitar gafe indicando alguém que venha dar problemas no futuro.

3 –  70% dos funcionários contratados por indicação permanecem na empresa após dois anos, segundo pesquisa da consultoria Mercer.

Baseado nisso podemos entender melhor porque as empresas optam por essa via (especialmente para vagas mais estratégicas e de melhor qualidade) ao invés de publicá-las nas mídias tradicionais (geralmente cara e pouco eficaz). Elas devem buscar diminuir os riscos de erros nas contratações devido aos altos custos que esse processo envolve (não somente contratação, mas treinamentos, demissão, etc).

E onde você entra nisso tudo? Aí, claro, tem a má notícia:

Bem, se você não tem QI, você fica fadado a ficar fora da festa. Fora do radar das empresas que buscam preencher as melhores vagas, as que pagam mais, dão mais benefícios, melhores condições de trabalho, treinamentos top e mesmo de nível internacional, enfim…

Ah, mas tem a boa notícia também:

É possível você construir um QI que lhe abrirá portas para as melhores empresas e vagas no mercado de trabalho. Baseia-se numa estratégia, a qual venho refinando nos meus 8 anos desde que iniciei no LinkedIn. Anos de aprendizado que me ajudaram a sair da periferia da Grande São Paulo para o Canadá, com salário acima da média no país. Não digo isto para me gabar, mas para mostrar que o que aconteceu comigo, pode simplesmente acontecer com você, seja qual seu objetivo na carreira profissional.

Dentro de quinze dias, você vai ter acesso ao livro, fruto de toda essa caminhada, por vezes espinhosa, muitos erros, tombos, e você não precisa passar por tudo isso que passei. Você pode aprender com os meus erros, vai ver que dói bem menos 😉  Vou lhe dar um atalho de como atingir seus objetivos profissionais aqui:

Fique ligado, assine a lista abaixo para ficar por dentro das novidades!

Ah, não se esqueça de clicar no link de confirmação no email que receberá depois de se cadastrar para validar seu cadastro 😉

[magicactionbox id=”409720″]

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails