Programador em Cobol: uma profissão acima da recessão

Quando todo mundo pensa que o Cobol está com seus dias contados…bem, de certa forma estão certos pois a quantidade de dias deve se converter em muitos anos de longevidade para essa plataforma.

Segundo a InfoWorld, em período de recessão, altos cortes de gastos e investimentos, muitas empresas que tem sistemas em Cobol, seguros no Mainframe, preferem investir na integração desses sistemas com a baixa plataforma fazendo uso de tecnologias como SOA, por exemplo, do que pensar numa migração de todos os seus sistemas para a baixa plataforma.

O analista sênior da área de Integração de Tecnologias na Deloitte comentou que os salários dos programadores em Cobol vem aumentando nos últimos anos devido à falta de profissionais para suprir a demanda: os antigos profissionais estão se aposentando e os jovens ingressando na programação preferem linguagens mais modernas,  como Java, .NET e outras. E as estatíticas feitas pela própria empresa confima: 3/5 dos que responderam à pesquisa afirmam que estão desenvolvendo atualmente projetos baseados em Cobol.

Ainda segundo artigo os programadores em Cobol não são tão suscetíveis ao offshore outsourcing, comum em outras áreas de TI, devido aos países emergentes que mais recebem esse tipo de serviço, como a China por exemplo, terem se especializados em TI já numa época em que esse tipo de linguagem já não era popular. Palavra de um CEO de uma empresa de outsourcing com bases na China e EUA. O vice-presidente da área de mercados emergentes da indiana TSC (Tata Consulting Services) complementa que a América Latina tem demanda semelhante à dos EUA.

Quer saber mais sobre o Cobol? aproveite que é uma linguagem reconhecidamente fácil se comparada com as mais modernas, como Java e .NET.

Acesse o site do inteligenteedu.com, busque pela palavra COBOL nessa página e tenha acesso a várias apostilas referente ao assunto.

E você, acredita que ainda há muita sobrevida para essa profissão?

Acesse em inglês, o artigo da InfoWorld referente à demanda do Cobol.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Henrique
  2. Renato
  3. flavio