Programa Meu primeiro trabalho: Oportunidade para jovens em TI e Telecom

meuprimeirotrabalho

O problema da falta de mão-de-obra para preenchimento das oportunidades de emprego no mercado de trabalho, em especial as da área de Tecnologia da Informação e Telecom, é clássico. A maioria dos jovens não têm oportunidade de ingressar no mercado pois falta experiência, e experiência (adivinhem caros governantes e empresários!) somente vem com oportunidade.

Esse desentendimento alimenta o ciclo vicioso e como consequência gera uma relação perde-perde: Perdem os cidadãos marginalizados, o governo em arrecadação, as empresas com prejuízos nos negócios por problemas de expansão, enfim, perde todo mundo.

Atento a essa necessidade (antes tarde do que nunca…), O Governo do Estado de São Paulo lançou um novo programa chamado Jovem Tec.

Esse programa pretende levar até  o ano de 2010, 2300 estudantes do ensino médio para o mercado de trabalho, mais especificamente o mercado de TI. Graças a parceria de grandes empresas do setor (Microsoft, Intel, Cisco, Telefônica e Instituto Mauá), muitos jovens, especialmente da periferia, terão a chance de trabalharem em grandes empresas, de mostrarem seus talentos.

O objetivo do programa, segundo a Computerworld…

… é aumentar a empregabilidade e a motivação dos estudantes, pois a falta de qualificação está entre os principais motivos do desemprego, afirmam os organizadores do programa.

 Divulgue esta ótima notícia em sua região, nas suas comunidades, redes sociais, etc. Pode não servir para você que está bem empregado (ou que não é da região em questão), mas através de sua ação isso pode chegar aos ouvidos de jovens sedentos por uma oportunidade dessas. 

Embora a abrangência do programa seja bastante pequena (região da Grande São Paulo), é de se esperar que seu sucesso permita sua expansão para demais regiões de São Paulo e restante do Brasil. E tem tudo para dar certo, se levado a sério por todos os envolvidos no programa. Por que não acreditar?

É uma oportunidade (que esperamos não ser única) de ouro e que deve mudar a vida de muitos jovens.  

Mas fique atento às regras: segundo o site do programa, o aluno regularmente matriculado na 2ª série (durante o segundo semestre) ou na 3ª série (durante o primeiro semestre) do Ensino Médio estadual no ano atual, da Região (Metropolitana) da Grande São Paulo.

Acesse o site do programa Meu Primeiro Trabalho para maiores informações. A notícia foi divulgada pela ComputerWorld.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. adailson santana oliveira
  2. Vinicius
  3. paulinhaa
  4. paulinhaa
  5. Rafaely Mendes Monteiro de Freitas