Programa de Capacitação RH em TI em plena crise

A crise na TI, de mão de obra, continua forte, de mãos dadas com a financeira…

O governo federal resolveu mexer-se e por em prática seu novo programa de incentivo ao desenvolvimento de recursos humanos na TI, após os resultados da pesquisa realizada pela Symantec em Janeiro, que mostrou dados importantes sobre a demanda de profissionais de TI, que abrangeu 1600 gerentes, diretores e vice-presidentes de data center de grandes empresas localizadas em 21 países de todos os continentes, entre eles o Brasil.

Os resultados continuam alarmantes, um problema que não é “privilégio” somente de países emergentes e de terceiro mundo:

36% das empresas do segmento têm falta de pessoal

43% reconheceram o problema não conseguir encontrar pessoal qualificado

A resposta aqui no Brasil é o programa detalhado a seguir…

Programa de Capacitação RH em TI. O que é isso?

É um programa encabeçado pelo Governo Federal com apoio do MCT e Softex, cujo objetivo é identificar áreas de TI com demanda imediata e prover treinamento visando essa atingir demanda específica, melhorando assim a competitividade das empresas no mercado interno e externo.

Em Minas Gerais, região escolha para start do programa, foram identificados como áreas de demanda imediata, ou no popular, vagas a serem preenchidas “pra ontem”:

  • Análise de Sistemas com ênfase em Java
  • Desenvolvimento Orientado a Objetos em Java
  • Gerenciamento de Projetos de Software

Graças ao subsídio do governo, esses treinamentos terão preços bem aquém da média do mercado (pelo menos é o que prometem, vamos ver…), além de contar com alto grau de capacitação dos instrutores.

Fique atento ao direcionamento dos cursos em cada região. Tire vantagem da pesquisa da demanda local e avalie, talvez você possa manobrar sua carreira para essa demanda específica e colher frutos já a curto prazo, por que não?

E você, qual sua percepção de áreas de TI com maior demanda na sua região?

A notícia foi divulgada pelo canal ConvergenciaDigital, do Terra.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails
Tags:

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *