Um Profissional de TI…com aquele salário de amador?

Pedindo um aumento de salárioVocê tem trabalhado muito em sua empresa, desenvolvido vários projetos simultaneamente, levado trabalho pra casa e tendo que aturar reclamação dos seus familiares…você é aquela pessoa que veste a camisa da empresa com orgulho e dedicação. Está sempre presente, mesmo quando cancelaram as horas extras e seu dinheiro extra foi “BANCO DE HORAS” abaixo…

Então você percebe que não tem recebido nada além de tapinhas nas costas, ouve constantemente os pouco originais jargões do tipo: “cara, ótimo trabalho, parabéns!” emitidos pelo seu chefe, numa representação de dar inveja a muito ator por aí. Mas você faz um balanço de sua vida financeira e percebe que precisa dar um upgrade um em sua qualidade de vida e de seus familiares e resolve partir para uma conversa com o seu chefe e pedir um aumento…Mas como fazer isso sem parecer ameaçador, egoísta ou mesmo um mendigo, como que implorando? Como lidar com essa situação e conseguir o que você deseja?

Antes de mais nada, você deve esperar o momento certo para falar com seu chefe: evite as 3 situações abaixo:

  • seu chefe acabou de elevar aquele “tranco” de seu superior (NUNCA nesse caso, além de não ter um aumento você pode ser demitido!);
  • seu chefe vai sair para o almoço (cuidado com o mau humor que atinge a muita gente com fome…não seja a refeição dele!);
  • seu chefe está quase pronto para deixar o expediente (ah tá, você acha que a cabeça dele vai estar onde quando você estiver falando?);

Ou seja, aprenda a “ler” a expressão seu chefe, acredite, vai lhe poupar de alguns vexames.

Já que você encontrou o momento certo, aqui estão alguns pontos a considerar antes de começar aquela tão esperada conversa:

Por que mereço o aumento/promoção?
Esta é a primeira pergunta a ser respondida, seja sincero consigo mesmo. Seu chefe provavelmente fará essa pergunta a você. O que responderia? Vá com tudo preparado. Sua argumentação deve ser baseada em resultados. Argumentos como os listados abaixo não costumar funcionar:

  • subordinado: Estou cheio de dívidas (Resposta possível do chefe: O que eu tenho a ver com isso?…não te devo nada não né???)
  • subordinado: Mas você deu aumento pro Zezinho que faz a mesma coisa que eu (Resposta possível do chefe: Mas ele é o Zezinho e você é você, invejoso!)
  • subordinado: Estou a 10 anos sem aumento real
    (Resposta possível do chefe: Seu contrato de trabalho não prevê aumento por tempo de serviço…)
  • subordinado: Me separei pela 3º vez, mais uma pensão pra pagar…
    (Resposta possível do chefe: ……. (“censurado aqui por questões óbvias!”)

Acima de tudo, não se esqueça, nossos chefes são pessoas como nós, com as mesmas necessidades físicas e biológicas (acredite!) e já esteve em nosso lugar antes (pelo menos a maioria deles). Seja educado no modo de falar, objetivo, comente sobre como seus resultados alavancaram os ganhos da organização. Além do mais evite comparar seu desempenho com o de outros colegas de trabalho. O problema é entre você e seu chefe…e enfim, respire fundo e vá em frente!

E então, teve alguma experiência que pode acrescentar nessa lista aos mim e demais leitores desse blog? participe, quero “ouvir” você!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. admin
  2. givalldo