O Profissional de TI e a Arte da Apresentação

“Gostaria de fazer uma apresentação ?”

Qual a sua reação a esta pergunta? você começa a suar frio, a voz fica embargada, mãos trêmulas… e outras reações físicas que talves não podemos descrever aqui ?

A verdade é que a habilidade de apresentar (uma boa apresentação) pode fazer toda a diferença em sua carreira, dar um “up”, aumentando consideravelmente aquela chance de conseguir aquela tão desejada promoção, ou ainda conquistar aquela sonhava vaga em outra empresa.

Quando apresentamos perante uma platéia, não importa o tamanho, muitas de nossas caracteríticas, qualidade e defeitos são denunciados, por isso é importante estar atento. O conteúdo, apesar de importante, é apenas um detalhe.

Considere os seguintes pontos antes de apresentar:

Conheça seu Público

  • Comunique-se levando-se em conta o perfil do seu público. Cuidado com gírias, palavrões, palavras de duplo sentido. Se está falando com pessoas muito jovens a postura é diferente de quando seu público forem de pessoas adultas. Se não atentar a isso, sua apresentação perderá o sentido.

Conheça o seu material

  • Estude profundamente sobre o que vai falar, pense e antecipe-se sobre os possíveis questionamentos. Não leia linha a linha sua apresentação. Caso contrário sua platéia perderá o interesse. Da mesma forma, decorar o conteúdo dos slides tem o mesmo desatroso efeito.

Controle suas emoções

  • A questão aqui não é ficar nervoso ou não durante uma apresentação, pois isso é comum, mas como você transmite isso é o que importa. Não se desculpe à platéia por estar nervoso (muito menos por não ter se preparado direito para a apresentação!).

Elimine as Distrações

  • Cuidado com gestos pessoais de nervosismo (por exemplo, balançar as pernas, bater o pé, esfregar muito as mãos, passar a mão no cabelo, etc) que pode distrair sua platéia tirando-a do foco da apresentação.

“Conecte-se” com a Platéia

  • Eu recomendo sobre os olhos de seus interlocutores, caso não possa olhá-los diretamente. Assim parecerá que está olhando diretamente em seus olhos, havendo assim menos chance de “perdê-los” durante a apresentação. Caso seja possível, envolva a platéia com perguntas e comentários. Isso o fará se sentir mais calmo e a apresentação fluirá mais.

Mantenha os slides simples

  • Já que uma imagem vale mais do que mil palavras, procure substituir frases com imagens que as represente. São menos cansativos para a platéia além de aguçar sua percepção e interesse.

Apresentaremos outros pontos em outros posts, há muitos detalhes que podem fazer a difenreça entre uma excelente apresentação e uma desatrosa.

Até a próxima, pessoal !

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!