Profissional de TI: Veja 3 dicas para cuidar de sua saúde

Alguém disse que seria fácil?

Trabalhar com Tecnologia tem suas vantagens, com certeza. O aprendizado constante, empurrado pelas novas tecnologias que surgem a cada dia, faz-nos sentir como se fôssemos eternos aprendizes, sempre enfrentando o desconhecido. Uma função nova, um método novo, uma versão atualizada de uma ferramenta…

O lado sombrio dessa correria maluca fica por conta do preço que nossa saúde paga, até porque viver nesse ritmo constantemente, ano após ano não é fácil. O corpo luta contra isso, pede descanso à medida em que os anos passam. Mas nem sempre podemos atender a esse pedido, então ele começa a usar outros meios para chamar nossa atenção, em forma de debilidades, como doenças físicas e mentais e por aí vai. 

Numa pequisa recente da universidade alemã de Duisburg, com mais de 300 profissionais de TI, algumas doenças foram destaques :

  • dores nas costas (46%),
  • problemas de memória (45%)
  • e problemas de gastrite e de má digestão com 35%.

 A Dra. Anja Gerlmaier, especialista em medicina laboral na universidade Gerlmaier, num artigo da ComputerWorld dá 3 dicas sobre o que fazer quando você e eu, profissionais de TI, sentirmo-nos sobrecarregados:

1. Nas férias, descanse

2. Horas de descanso têm esse nome justamente por não serem iguais às outras. Por mais difícil que possa parecer, desligue o PC em casa.

3. Experimente sensações contrárias as da rotina de trabalho. Raiva e frustração não devem permear seu tempo livre. Ou seja, se no trabalho a pressão por melhores resultados é constante, procure, sempre que puder, ir até um ambiente livre de pressão, sem cobrança.

A dedicação à projetos no trabalho deve ser balanceada, mesmo porque quando sua saúde abrir o bico, poucos irão se lembrar que houve relação com sua carga excessiva de trabalho na empresa. Ser bem sucedido vai muito além da questão trabalho e carreira profissional. Ao menos deveria ser assim, ou alguém consegue ser feliz de outra forma?

Isto sem considerar os riscos de realizar um trabalho de qualidade duvidosa, graças à concentração comprometida por causa de incômodos gerados por dores. Pense bem antes de deixar sua saúde em segundo plano, ok?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão