Profissional de TI tão bom tecnicamente mas pelo comportamento…não serve para nós

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Como está sua moral na empresa perante seus colegas de trabalho? Sente que é confiável e apreciam sua presença e opiniões? Sente que é alguém com quem podem contar para um projeto crítico na empresa, chave na estratégia dos negócios?

Se respondeu não a uma dessas perguntas, talvez haja um problema no seu perfil, que aliás pode não ter nada a ver com suas reconhecidas habilidades técnicas.

São atitudes comportamentais que são cruciais no mundo corporativo de hoje, e motivo principal da demissão de profissionais no mercado de trabalho, superando mesmo a questão da deficiencia técnica.

O site da EXAME  publicou 7 comportamentos que são mortais para a carreira profissional, e que devemos lutar para evitar, o que me força a compartilhar com meus amigos da área de TI 😉

São ajustes em nosso modo de agir que não devem ser ignorados nem protelados, sob o risco de perdermos nosso emprego e arranhar seriamente nossa imagem, até para futuras contratações.

Veja a lista abaixo e tente identificar se você tem cometido um desses atos negativos na sua empresa… Tem coisas que nós mesmos não percebemos, por isso é bom ler artigos deste tipo para nos corrigirmos a tempo:

1 –  Comprometimento zero

É a regra de ouro para quem se esforça para ser um péssimo funcionário, na opinião dos especialistas. Envolve uma série de práticas como: deixar de cumprir o que prometeu, não respeitar acordos com clientes, pactos e datas de entrega de projetos. Todos são pontos negativos que vão prejudicando a imagem da pessoa no ambiente de trabalho.

Colocar empecilhos para cumprir as obrigações certamente não é um comportamento que vai agregar valor a sua conduta na empresa.

2 – Apropriar-se das ideias dos outros

Muito comum no mundo dos negócios é uma prática que pode acontecer entre colegas e também na relação entre chefes e subordinados.

“É como o aluno que não faz o trabalho de faculdade e pede para os colegas colocarem o nome dele na apresentação”, compara Peixoto.
Não reconhecer o trabalho alheio e ainda ficar com os louros é um comportamento profissional lamentável e quebra a confiança, um aspecto essencial para o trabalho em equipe. “Eu chamo isso de pirataria corporativa”, diz Abrahams.

3 –  Não aceitar feedbacks

Esse é um calcanhar de Aquiles hoje em dia nas empresas, na opinião de Abrahms. “A resistência aos feedbacks é uma das doenças do mundo corporativo e um dos grandes problemas dos executivos”, diz o especialista.

Avaliações em relação ao trabalho fazem parte do trabalho em equipe e devem ser encaradas como uma forma de crescimento. Segundo ele, há pessoas que não sabem fazer a crítica e há quem não saiba receber.

“Depende muito de como a crítica é feita, mas se ela é adequada, levar para o lado pessoal é um péssimo comportamento”, diz Peixoto.

4  – Falar mal de lugares e colegas com quem já trabalhou

É uma conduta “fatal” e que muitas vezes impede até a pessoa de conseguir uma nova oportunidade profissional. “O candidato que chegar à entrevista com o headhunter e tiver este tipo de discurso será desconsiderado”, diz Peixoto.

Mesmo quem já conquistou a cadeira deve evitar críticas a ex-colegas e ou à antiga empresa. “É uma atitude que acaba denegrindo a própria pessoa”, diz Abrahams.

Não importa o quanto a experiência profissional anterior tenha sido negativa, no máximo explique o que aconteceu, mas sem julgamentos. “Falar menos é mais”, diz Abrahams.

5 – Puxar o tapete

Há diversas maneiras de prejudicar os colegas de trabalho. Cavar demissões, espalhar boatos maldosos, sabotar projetos alheios são algumas formas.

Este tipo de atitude não cria sustentabilidade nas relações a médio e longo prazo, na opinião do especialista. “Quem sofre uma puxada de tapete não esquece”, explica. O problema nesse caso é a lei do retorno. “Acaba, de uma maneira ou de outra voltando para que fez”, diz o especialista.

6 – Chegar sempre atrasado

É um clássico do manual de qualquer péssimo funcionário. Começar o expediente fora de hora e ainda escapar do escritório mais cedo, com frequência, é uma atitude que irrita qualquer gestor.

Mesmo que o trabalho seja bem feito, respeito aos horários de entrada e saída é uma exigência do mundo profissional. “É preferível chegar uma hora antes a chegar cinco minutos atrasado”, diz Abrahams.

7 – Descontrole emocional

Gritar, humilhar colegas ou subordinados é um comportamento antiprofissional por excelência. “Quem sai do eixo emocional perde a razão”, diz Abrahams.

Além de deixar o clima pesado na empresa, cria uma cultura do desrespeito no ambiente profissional. “Acaba caindo na questão do assédio moral”, explica o especialista.

Entrar em pânico ao receber um novo desafio na empresa também é um comportamento indicativo de falta de controle emocional. “Certa cautela em relação ao novo é positiva, mas entrar em pânico certamente vai prejudicar o desempenho”, diz Peixoto.

Infelizmente, poucos são os colegas que vão lhe dar um toque devido a um comportamento negativo desses listados, seja devido a medo de serem mal compreendidos ou até mesmo devido a você ser um de seus  concorrentes.

Livros, artigos e conselhos de amigos de profissão são meios de descobrimos essas brechas em nosso comportamento e corrigí-los a tempo antes que afetem nossa reputação.

O problema também é que muita gente de TI não acha muito necessário estudar essas temas comportamentais. Aliás, lembra-se do último livro ou artigo que parou para ler e que trata dessas questões?

O site EXAME publicou as 7 dicas em destaque acima.

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