Profissionais de TI Insatisfeitos com Salário – Veja como Mudar Isso

negociacao-salarial-carreira-emprego

O salário dos profissionais de TI em geral tem um valor superior a média em comparação com a maior parte de profissionais de outros setores da economia. Além do mais, temos a vantagem de estudar menos para entrar na área (cursos de 2 anos são suficientes na maioria dos casos) ao passo que para outras profissões que pagam bem tradicionalmente como engenheiros, médicos, advogados, teríamos que estudar até o triplo do tempo (no caso de
médicos, ainda mais) para poder começar a trabalhar na área. Sem contar que o valor das mensalidades costumam ser mais baixos também…

Mas isso não quer dizer os profissionais de TI estejam satisfeitos e felizes da vida. O salário aparece como principal motivo para essa insatisfação e não é por menos, afinal tudo está aumentando no Brasil, a inflação oficial mascara muito da real inflação que corroe o bolso dos brasileiros. Tem ainda o problema de injustiça nas empresas na hora de promover e dar aumentos salariais, utilizando critérios duvidosos em muitas vezes.

E para confirmar tudo isso, mais uma pesquisa aparece, revelando a insatisfação dos profissionais de TI com o valor que entra no nosso bolso no fim do mês…

Veja os resultados da pesquisa abaixo, em artigo publicado pela INFO:

Um levantamento realizado pelo site de avaliações de empresas LoveMondays revelou que o setor de TI é um dos mais insatisfeitos em relação a salário e benefícios dentro das empresas.

A pesquisa feita a partir de avaliações enviadas pelos próprios funcionários que atuam em companhias de tecnologia mostra que, embora a satisfação com a cultura e a qualidade de vida estejam acima da média em relação a outros profissionais, os de TI estão insatisfeitos com os salários e benefícios que recebem.

Para chegar a essa conclusão, foram coletados 1 773 feedbacks enviados por quem trabalha nas áreas de TI e Telecom.

Esses dados foram, então, comparados com a pontuação média de 12 590 avaliações enviadas por profissionais de outros setores.

Em uma escala de 0 a 5 – em que 5 significa “muito satisfeito” e 0 “muito insatisfeito” -, o campo “Satisfação

com salário e benefícios” preenchido pelos profissionais da área ficou em 3,20 pontos, sendo que a média em

outros segmentos é de 3,23.

Veja na tabela abaixo:
TI e Telecom           Outros setores
Satisfação geral                                                          3,33             3,35
Satisfação com salário e benefícios                        3,2               3,23
Satisfação com oportunidades de carreira            2,95            2,9
Satisfação com cultura                                              3,12             3,11
Satisfação com qualidade de vida                           3,31         3,18
Número de avaliações                                              1 773         12 590

Fonte: Exame

A diferença de satisfação com salários dos profissionais de TI comparados com outros setores é pequena, mas mesmo assim podemos pensar em algumas razões para isso ocorrer. Uma delas que considero importante é que os profissionais de TI são mais exigidos em termos de atualização constante no lado técnico, cursos que costumam ser caros (muitos pagos em dólar), idiomas, certificações e livros (a maioria importados). Sendo assim, mesmo quando ganham um pouco mais, no final das contas o saldo é mais negativo do que positivo ao terem que reinvestir com tanta frequência na manutenção de suas carreiras.

Outro ponto que podemos analisar (e esse, positivo) é que os profissionais de TI, segundo a pesquisa, está mais satisfeito do que os profissionais dos demais setores em relação a cultura, oportunidades de carreira e qualidade de vida. Isto mostra de certa forma que as empresas tem se preocupado e melhorado nesses pontos para tentar segurar seus funcionários face a feroz concorrência. Mas elas precisam fazer mais…

E aí é que entra um dos maiores responsáveis pelos baixos salários: As empresas, com o intuito de diminuir esforços administrativos, acabam nivelando todo mundo, deixando assim de valorizar talentos individuais como deveria. Critérios subjetivos e obscuros são muitas vezes utilizados ao conceder aumento para alguns e não para outros, aumentando assim a insatisfação de forma geral. Mas se a empresa fica perdida e reativa na questão de salários, tome iniciativa!

Eleve seu nível de satisfação geral no seu emprego lutando pela sua valorização financeira. Não fique apenas esperando que algo mude do nada. Para conseguir isso, você vai ter que não apenas dar resultados expressivos, mas saber vendê-los ao seu chefe, e isso não se faz do dia para a noite.

Comece com essas 10 etapas para construir uma imagem poderosa na cabeça do seu chefe quanto ao se valor (clique no link abaixo), assim você vai ficar muito mais perto de conquistar um aumento salarial na medida que merece!

[Clique aqui para baixar seu Ebook Grátis para Aprender como Conquistar o Salário que Você Merece!]

Depois me conte os resultados… 🙂

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!