10 erros que acabam com sua produtividade no trabalho

produtividade_carreira

O país se recuperou bem da crise que acometeu o mundo recentemente. As demissões ocorreram num nível abaixo do esperado, graças a estrutura interna do país, menos vulnerável a pressões que vem de fora.

Porém, mesmo assim, as demissões que ocorreram, em especial na área de Tecnologia da Informação, fez com que a sobrecarga sobre nossos ombros aumentasse no trabalho, uma vez que muitas empresas se acomodaram com o fato de que menos pessoas – ainda que de forma mais estressante – estão dando conta do serviço antes executado por um contingente maior.

E não demora para vermos nossas mesas e emails abarrotados de pendências, chefe na orelha e tome mais estresse….E para completar, vem aquele sentimento terrível de que trabalhamos, trabalhamos e trabalhamos e…parece que não fizemos nada!

Por isso, me chamou a atenção o artigo do Portal Exame, apresentando os 10 erros mais comuns que contribuem para jogar nossa produtividade no chão. Dê uma olhada nesta lista e veja as recomendações dos especialistas para que você caia nas armadilhas do dia-a-dia:

1-E-mail ?

Ficar com e-mail aberto o dia todo faz o nível de interrupções ficar intolerável, aumenta a ansiedade e a sensação de atividades por fazer. O consultor recomenda definir períodos para lidar com as mensagens, deixando a caixa de entrada fechada no restante do tempo.

2-Não ter clareza sobre o que fazer

O que você precisa fazer primeiro? Você sabe pelo menos 80% do que deve ser feito em um dia de trabalho? Segundo Barbosa, se você não souber responder a essas perguntas, com certeza vai se perder em tarefas circunstanciais.

3-Estou em reunião? ?

Uma pesquisa feita pela empresa da qual Christian Barbosa é diretor, a Triad Consulting, demonstra que um terço das reuniões podem ser canceladas. O consultor recomenda: ?dieta de reuniões já! Quanto menos, melhor. Se tiver de fazer, seja objetivo, defina pontos de discussão e faça durar no máximo 2 horas?.

4-Redes Sociais ?

No ambiente de trabalho você usa Twitter, Facebook, Orkut? Ainda que sua empresa permita, controle a ansiedade de ficar conectado a essas redes enquanto desenvolve suas atividades. Utilize eventuais intervalos no dia ou o horário de almoço.

5-Falta de energia ?

Você está cansado, sem pique e não consegue se concentrar? A falta de energia rouba muitas horas do dia e faz a pessoa surfar em atividades circunstanciais. Tenha hobbies, procure um médico e alimente-se em horários regulares.

6-Falta de foco ?

Começa uma atividade e em pouco tempo salta para outra tarefas? Se a atividade for grande, tente dividi-la em pequenas partes. Feche qualquer outro software que não esteja usando, coloque o celular no silencioso e, se funcionar para você, ouça música.

7-Navegador cheio de favoritos ?

Você abre seu navegador para entrar em um site, esbarra na lista de favoritos e começa a perambular por outros portais? Instale outro navegador e não importe os seus favoritos. No novo browser, com a lista de favoritos zerada, você perde a tentação de ficar navegando sem propósito.

8- Mensagens instantâneas ?

Se em sua empresa é permitido usar MSN, gTalk, Wave, dentre outros, a regra é simples: está ocupado? Deixe seu status no modo invisível ou offline. Está tranquilo? Fique ausente ou ocupado. Está com tempo para conversar? Fique disponível.

9-Interrupções ?

Se muita gente interrompe você, pode ser porque sua comunicação não anda muito adequada. Faça uma revisão de como redige os emails, concede informações e delega atividades.

10-Tarefas imprevistas, convites inesperados e favores ?

Que tal falar ?não? de forma concreta, com base em planejamento e disponibilidade? Se muitas tarefas imprevistas surgem na sua rotina, é possível que o nível de planejamento não esteja adequado. Repare em quais dias da semana você tem mais imprevistos e utilize isso a seu favor.

 E então, se identificou com algumas das situações apresentadas acima? Difícil não se ver em algumas delas, não? O mais importante é reconhecer nossas dificuldades de administração de nosso tempo (e de nossos superiores na gestão de pessoal, em alguns casos…) e rever nossas atitudes. Vai fazer bem para sua carreira, sua saúde, até a de sua família, pode apostar… 😉

Os pontos citados acima são de autoria do Portal Exame

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *