Previsões do IDC: Saiba onde investir em sua carreira em 2009

A crise financeira mundial, apesar de não ter data para terminar e já estar afetando muitas empresas por aqui, em especial multinacionais do ramo automotivo, ainda não chegou na TI com a mesma intensidade, pelo menos aqui na nossa América. E o resultado das pesquisas do IDC, além de apontar esse otimismo nos investimentos na região, ainda dá o caminho do sucesso para nós, profissionais de TI, que queremos nos manter atualizados em Tecnologia e ainda estamos em dúvida sobre quais tecnologias investir, livros, treinamentos e certificações.

Investimentos em TI: A América Latina está na frente

A América Latina vai liderar quanto ao volume os gastos de TI em 2009 comparados com os demais continentes. As dez previsões do IDC para o mercado de TI de nosso continente, você pode ver a seguir, conforme divulgação da Info:

1 – A crise econômica vai criar novas dinâmicas e desvalorizará as moedas locais. Com isso, pode haver uma onda de fusões e aquisições, com o reforço da presença das multinacionais na América Latina.
2 – Mercado vai migrar da “TI dinâmica” para a computação em nuvem. Os cortes de orçamentos vão impulsionar as empresas para tecnologias como virtualização e SaaS.
3 – Aumentará o uso de “tudo como serviço”. Aplicações como armazenamento, documentos eletrônicos e software especializado, além de capacidade de processamento, estarão na crista da onda.
4 – Comunicação online deflagrará corrida pela comunicação unificada. As operadoras de telecomunicações tomarão a frente da oferta de sistemas convergentes e vão disputar os parceiros de distribuição
5 – Despesa com software se equilibrará entre licenças e manutenção. O IDC prevê que a receita com novas licenças aumentará em 9,3% e as renovações e manutenção de software crescerá em 12,2%.
6 – TI para administrar negócios em vez de gerenciar informação. Numa pesquisa com 200 executivos, a IDC vê maior interesse em sistemas de inteligência de mercado, consolidação de informações e novos serviços de informação. O mercado de software de análise avançada crescerá 34% em 2009.
7 – Operadoras venderão mais serviços convergentes e 3G. A demanda do consumidor por banda larga e a necessidade das operadoras em aumentar a receita média por assinante fará as operadoras competirem com ofertas de dual, triple ou quadruple play, e internet móvel
8 – Tecnologias vão se integrar: Wi-Fi, WiMAX e 3G. Os diferentes padrões de internet móvel vão se complementar, ocupando nichos de mercados próprios, e vão conviver e coexistis simultameamente.
9 – Mercado cinza de PCs retoma força. A crise econômica e o aumento do preço em moeda local reforçarão a característica latino-americana de decisões de compras sensíveis a preço. O mercado cinza voltará a ser considerado como alternativa aos fabricantes tradicionais.
10 – Aplicações web 2.0 ganham força nas empresas. Cerca de 25 milhões de pessoas acessam a internet em suas empresas, e demandam cada vez mais wikis, blogs, RSS e tags, além de acesso às redes sociais. Estas aumentam a presença em telefones móveis, e começam a surgir como aplicações empresariais.

Eis aí um bom direcionamento, afinal, nessa nossa área, mais importante que estudar novas tecnologias, é entender, saber diferenciar o que é realmente tendência do que é sensacionalismo de fabricantes do setor.

Ainda mais nesse período de dinheiro curto e formação em TI ainda com custo elevado, investir em treinamentos e formação com baixa demanda a curto e médio prazo é muito complicado, não podemos nos dar ao luxo de errar sob o risco de perder o ano todo…fique atento!

A notícia faz referência ao artigo da Info.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Nenhuma resposta

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *