Postura – não perca a saúde enquanto usa o computador

Horas e horas estudando, trabalhando, ou mesmo se divertindo no computador. Assim é a vida de muita gente, especialmente de quem trabalha com Tecnologia da Informação. Mas tudo tem seu preço.

Sabe aquela dorzinha aqui e acolá? Pois é, muitas vezes ignoramos os conselhos de outras pessoas, de especialistas e ainda os avisos de nosso próprio corpo.

Isto é resultado de uma má postura, que com o passar do tempo, poderá se transformar num problemão de saúde. Aí, quando acordamos para fazer alguma coisa para tentar resolver o problema, haverá grandes chances de ter que viver remediando a situação durante o resto da vida, porque o corpo terá cada vez menos probabilidade de responder com uma reação de cura definitiva a medida em que os anos se passam.

E olha que às vezes reclamamos das condições do trabalho, mas mesmo em casa não damos atenção à forma como que nos postamos ao usar o computador. Trazemos os maus hábitos de casa, e aí meu amigo, não há tecnologia de última geração em ergonomia que de jeito.

O site Olhar Digital divulgou um guia de ergonomia para nos ajudar a mudar alguns hábitos e assim prestarmos atenção na nossa postura. Afinal tecnologia sem saúde boa para fazer bom uso dela de nada adianta, certo?

– Use uma cadeira que tenha suporte para as costas.

– Mantenha seus pés apoiados no chão ou em um suporte apropriado. Isso ajuda a reduzir a pressão sobre as costas.

– Evite girar ou inclinar o tronco ou o pescoço ao trabalhar. Fique sempre de frente para a tela do computador.

– Tente deixar seus ombros relaxados e os cotovelos junto ao corpo.

– Se necessário, apoie seus cotovelos em pequenas almofadas para evitar deixá-los em uma superfície dura.

– O antebraço deve ficar alinhado em ângulo de 100 a 110 graus com o teclado. Ou seja, o teclado precisar estar com a parte de trás inclinada para que você não levante os braços para digitar.

– Use apoio para os pulsos e matenha em posição neutra ou reta ao digitar.

– Levante de 30 em 30 minutos para dar uma volta, beber água e se alongar. (clique na imagem abaixo para mais detalhes)

Para completar, veja ainda o vídeo abaixo, do Olhar Digital:

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Vamos ser sinceros, não é fácil seguir todos esses detalhes ao pé da letra, mas se conseguirmos ao menos uma parte deles já será uma grande vitória. Aos poucos vamos chegando lá.

Um dica: guarde essas informações no seus favoritos do seu browser, e também imprima e coloque à vista a imagem dos exercícios para não esquecer.

O importante é a consciência de que, quanto mais cedo entendermos a importância desses cuidados para nossa saúde, mais fácil será a manutenção de uma vida mais feliz.

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