Portal com aulas das melhores universidades do mundo em português

A educação pela web vem derrubando cada vez mais barreiras, especialmente no Brasil. E essa influência vem de fora, com o exemplo do conteúdo educacional multimídia disponibilizado pelas melhores universidades do mundo, como o MIT.

Do resultado dessa influência nasceu, entre outras iniciativas, o site Veduca, projeto de um engenheiro do ITA e empreendedor, Carlos Souza.

Mas o que é o Veduca?  segundo o site Olhar Digital

Veduca é um site brasileiro lançado em março e que já conta com quase 5 mil vídeos de aulas das melhores universidades do mundo – MIT, Harvard, Stanford, Yale e muitas outras. A iniciativa cobre quase todas as áreas do conhecimento universitário, da filosofia à astrofísica, e já legendou cerca de duzentas destas aulas para o português.

Isto mesmo, Standford, MIT, Harvard, Princeton… Universidades de peso no cenário mundial. Estão todas lá, disponíveis e com seus vídeos legendados, agora sem desculpa par agrande parte dos brasileiros,  se o inglês (ainda) for um problema 😉

Na homepage do site você pode ver a quantidade de vídeos lá disponibilizados:

4,703 video-aulas
212 cursos
84,380,392 exibições

Nada mal para um serviço com poucos meses de vida…

No página da Ciencia da Computação, que é o foco maior de nosso interesse, já são 750 aulas em 33 cursos.

E as coisas podem melhorar ainda mais para nós, brasileiros, ou melhor, falantes do idioma português em geral, se depender da vontade desse grande empreendedor. Universidades renomadas brasileiras poderão participar do projeto, como ele mesmo comentou:

Para isso, Carlos está negociando com diversas universidades brasileiras para que elas filmem suas aulas e as hospedem no Veduca – a primeira parceria será com a Unicamp, de Campinas, que já trabalha na criação de um projeto para disponibilizar seus cursos na internet. Um segundo passo, já discutido por universidades como MIT e Harvard, é testar e certificar quem assiste esses cursos online. “Queremos criar uma forma de oferecer provas e certificados de que a pessoa passou por aquele curso”, explica.

Mesmo o conhecimento disseminado dessa forma, totalmente virtual em ainda sem diploma ou certificado, é de grande valia pois ajuda a abrir mais a mente de nossos estudantes formais ou informais.

Com a mente mais esclarecida podemos encontrar mais facilmente melhores caminhos e diminuir as chances de erros no desenvolvimento de nossa carreira profissional e claro, influenciar positivamente outras pessoas.

Acesse o site Veduca e comece a desfrutar de conteúdo de alta qualidade no aprendizado da Tecnologia!

O engenheiro Carlos, criador do projeto, deu uma entrevista muito interessante, base deste artigo, veja na íntegra, vale a pena.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails