Eleve seu poder de Qi e aumente suas chances de contratação

É aquela velha estória que todo o mundo está cansado de saber: nem sempre quem vence a concorrência a uma vaga de emprego é necessariamente o mais preparado.  Um dos culpados disso, herói para uns e vilão para outros, é o Qi (que ironicamente não tem a ver com o quoeficiente de inteligência, mas com “quem indica“).

Networking

A pesquisa feita pela Impacta Tecnologia, que abrangeu dados entre 2003 e 2009, divulgada pela Info Abril, mostra que no Brasil:

64% das contratações que ocorrem no setor de TI são fruto de indicações de outros funcionários

Isso mesmo. 64%!…Não sei sua opinião (ainda) mas fica evidente por essa pesquisa a valorização constante e cada vez maior do networking.

A explosão das redes sociais abriu frentes de comunicação em escalas nunca pensadas antes. Orkut, Facebook, Twitter, LinkedIn…só pra citar algumas das mais quentes no momento. A verdade é que há rede social para todo o perfil possível.

Sim, sei que às vezes é revoltante saber que alguém passou por uma bateria de testes menor (se é que fex algum) simplesmente porque foi indicado por outra pessoa. Mas essa “lei” é como as leis da física: não se criam ou se destroem, apenas se descobrem e aceitam.

“Se não pode com eles, junte-se a eles”

O que você vai fazer? lamentar? O negócio é começar a interagir, procurar as redes que atendam a seu perfil profissional, compartilhar idéias, perguntar e responder nos fóruns, blogs, enfim, criar uma “presença” na web. É sua marca que estará sendo construída dia-a-dia, uma extensão do seu currículo. Cada contato é um pequenino tijolo sendo adicionado na construção do seu castelo de relacionamentos. 

Mais alguns pontos interessantes da pesquisa divulgada pela Info Abril serão abordadas em outra ocasião…

E você, está lutando para criar essa marca na web? qual sua ferramenta favorita para interação nas redes sociais?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Uma resposta

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *