Driblando a Crise: Otimismo entre Líderes de TI mostra a força do Setor de Tecnologia da Informação

crescimento-tecnologia-informacao-pesquisa-2015

Qual a perspectiva para o mercado de trabalho em Tecnologia da Informação em 2015? Se seguirmos o sentimento generalizado da população e da mídia em geral em relação a Economia, podemos esperar um ano de estagnação e por que não mesmo de retração… cortes de investimentos que resultam em demissões, cortes de benefícios e paralisação de projetos de expansão.
Mas o setor de TI não pode ser colocado no mesmo saco dos demais setores da Economia, ainda que efetivamente sofra consequências da crise (econômica, política, etc) que se instala no país momento.
Uma das grandes vantagens da TI que a permite estar acima dos outros setores da Economia, dando-lhe uma certa imunidade aos graves efeitos da crise, é que ela acaba recebendo mais investimentos mesmo nessas épocas sombrias , dada sua capacidade de diminuir custos e aumentar eficiência de produção nas empresas em geral. Então, por exemplo, se sua empresa está em crise, você pode implementar ferramentas (Software) como solução capaz de maximizar a produtividade em alguns departamentos, podendo assim reduzir custos com pessoal.
Uma das provas desse raciocínio é que, mesmo com projeções de crescimento econômico pífio para 2015, muitas empresas seguem confiantes de que terão que aumentar seu quadro de pessoal.

Veja os dados da pesquisa da Advance Consulting, publicada pela ComputerWorld abaixo:

O cenário no horizonte parecia catastrófico até algum tempo atrás. Contudo, o quadro previsto para 2015 pode não ser tão apocalíptico quanto antecipado. Uma pesquisa recente da Advance Consulting cravou: Não há crise para muitos empresários brasileiros de tecnologia da informação e telecomunicações.

Segundo o levantamento realizado pela consultoria com 421 líderes de empresas de TIC no inicio de 2015 e divulgado em fevereiro, 45% das companhias entrevistadas irão aumentar o quadro de colaboradores, enquanto  52% planejam ampliar os investimentos em marketing e vendas em 2015. Além disso, 62% das organizações ouvidas afirmaram que o foco para os próximos 12 meses residirá em “procurar novos clientes” em detrimento a vender na base. (ComputerWorld)

Crescimento acima do mercado…

De acordo com o levantamento, a expectativa dos empresários para o crescimento do mercado de TI ao longo do ano é de 6,82% frente ao desempenho de 2014. A percepção sobre a evolução da economia nacional é “ligeiramente maior do que estão prevendo os analistas de mercado”, indica o relatório.

Portanto, não se deixe contaminar pelo sentimento de pessimismo generalizado, muitas empresas podem se aproveitar disso até mesmo para não dar-lhe aumento salarial que você merece. Choram daqui, choram dali, mas seguem contratando, vendendo, lucrando nas suas costas.
Muitos profissionais ficam no limite do estresse, evitando qualquer movimento para não correr o risco de ser mandado embora por causa da crise e acabam perdendo muitas oportunidades de carreira e mesmo dinheiro por isso, portanto, fique atento.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *