A importância da motivação no trabalho em números

motivacao_resultados

“Já trabalha numa boa empresa, tem salário em dia, tá reclamando do quê? quer maior motivação que isso? ” Essa é uma das frases mais comuns que jorra da boca de gestores omissos, mal preparados, não apenas da área de TI, infelizmente.

Bem, não é isso que dizem (e nos ensinam) os números da pesquisa que você verá logo a seguir. Aliás, nada surpreendente, por sinal:

Motivação é a tônica

Uma pesquisa recente da consultoria especializada em gestão de carreira Right Management, a motivação dos profissionais é a chave do sucesso. Após consultar cerca de 30 mil pessoas de 15 países, sendo 100 delas brasileiras, o levantamento detectou que pessoas motivadas são 50% mais produtivas.

Também na lista de fatores que deixam os profissionais motivados aparece a questão de entender exatamente o que a empresa espera do trabalho dos profissionais e compreender como pode contribuir para atender às demandas dos clientes.

E para quem pensa ainda que basta pagar bem para garantir a motivação do funcionário, a questão da remuneração, por sua vez, aparece em sexto lugar no ranking de comportamentos que influenciam a motivação daos profissionais, segundo a pesquisa.

Claro que essas coisas são importantes para nos auxiliar a cumprir nossas obrigações…Mas o problema é que cumprir apenas a obrigação do dia-a-dia de nossas atribuições não resolve num ambiente externo tão competitivo.

Enquanto muitas empresas ainda pensam de forma tão retrógrada (ah sim, se o gestor pensa assim e continua na posição, esse é o pensamento da empresa!) seus concorrentes correm para se reinventar, sejam seus produtos, forma de atendimento ao clientes, otimizar processos com vistas a redução de custos…são muitas ações para sair do lugar comum, para aparecer, se fazer notado no meio da multidão.

Agora se você, colega, não se sente motivado para realizar um trabalho que exceda as expectativas atuais, algo deve ser feito. Encontre essa motivação, nem que seja externa aos interesses da empresa. Faça por você, o conhecimento adquirido você o levará consigo, é seu tesouro que o ajudará a encontrar melhores oportunidades na carreira. Ou de forma mais radical, mude de emprego, de departamento, de gestor…

O que não pode é se entregar à gestão omissa e responder com mediocridade no trabalho. Perde a empresa, perde você.

Veja mais detalhes da pesquisa no artigo da ComputerWorld

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

6 Comentários

  1. Leandro Sousa
  2. GABRIELA ABREU DE SOUZA
  3. Vinicius
  4. Angela Paes
  5. Vinicius

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *