Quem perde mais com a pane da Telefonica

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O suposto incêndio ocorrido na quarta-feira(25/02) no datacenter da Telefonica localizado no interior de São Paulo, o qual deixou milhares de usuários do serviço de banda larga na mão por mais de 6 horas, também deixou muitas dúvidas no ar. O prejuízo da Telefônica na pane de Junho/2008 quando muitos usuários ficaram até 2 dias sem acesso à internet foi de aproximadamente R$24 milhões segundo a própria empresa, valores gastos para indenizar os clientes.

A internet não é briquedo, é coisa muito séria….

O e-bit, empresa de informações do comércio eletrônico, no ano passado divulgou que o estado de São Paulo responde por 45% do market-share do comércio eletrônico no Brasil. A Anatel pede explicações, ou melhor, exige. O Procon, Idec e Proteste, idem. E nós, o povão, protestamos cada um a seu jeito e esperamos que realmente alguma coisa possa ser feita.

drp

Como disse, muitas questões ficam em aberto com mais esse descaso da Telefonica:

Em meados do ano passado eram mais de 2,2 milhões de assinantes do serviço Speedy, o que deve ter aumentado bastante de lá pra cá (veja no fim deste artigo). Quantas centenas de pequenos negócios não existem nesse meio, que foram prejudicados por tamanha irresponsabilidade?

A internet passou a ser há muito tempo  um serviço essencial para o funcionamento da economia moderna, por que não ser tratado com mais seriedade pelos órgãos reguladores e fiscalizadores do setor, diga-se Anatel, principalmente?

É claro que a Telefonica pode ressarcir de forma proporcional ao valor da conta mensal do cliente às horas de indisponibilidade do sistema, mas e o prejuízo de perdas de novas oportunidades de negócio das empresas pequenas e médias que não tem condições de manter um plano de contingência?

Esse ressarcimento vai valer somente para os usuários comuns, que acessam a internet por diversão e entretenimento…

A internet é muito mais do que muita gente pensa.

A internet é a a principal via de acesso ao crescimento crescimento econômico dos países do século 21, ou não?

Contingência para um serviço desse porte não não deve ser apenas questão de bom senso, mas de pura obrigação, sujeito a multas pesadas, que façam esses provedores sentirem no bolso o peso de sua negligência.

Vale lembrar que em pleno auge da crise, em Dezembro/2008 a Telefonica anunciou um lucro líquido de R$2,4 bilhões e crescimento de receita de 10,5% sobre o mesmo período de 2007, segundo o Terra. A base de assinantes Speedy? esse chegou a 2,5 milhões nesse mês. Pelo jeito o problema está longe de ser financeiro…

A boa notícia é que a internet via rede elétrica pode estar diponível no meio deste ano (2009), segundo a Anatel.  E promete ser mais barata. Vamos esperar pra ver.

E você, foi prejudicado pela pane da Telefonica? Se usa serviço de outra empresa, já teve problema parecido?

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