Organização no ambiente de trabalho: cuidado com sua mesa

Como está sua mesa hoje? bagunçada, com papéis para todo lado? ordenada? Incrível como pequenos detalhes podem dizer tanto sobre o comportamento de alguém. Assim é o caso da organização (ou falta dela) no nosso ambiente de trabalho. Basta uma olhadela do chefe ou colega de trabalho sobre uma mesa bagunçada para que conclusões e julgamentos do tipo “se a mesa dele(a) é assim, imagina como anda o projeto…”.
Sim, você pode dizer que não é desorganizado como sua mesa pode aparentar, mas quantos não pensariam o contrário?
São imagens que passamos, e que podem influenciar nosso sucesso na empresa.
claro que também não adianta tirar tudo da mesa e socar em gavetas e armários, ou seja, jogar a sujeira para baixo do tapete.
Faz bem tirar um tempinho organizar os arquivos ( Como dica, procure fazer isso logo no início do dia, pois a correria do expediente poderá tornar essa tarefa sempre adiável). E isso vale também para o desktop e demais arquivos em seu computador. Há pessoas que gostam de manter uma poluição de ícones e atalhos, o que torna difícil a visualização do que realmente importa. Esses segundos adicionais gastos na busca da informação em meio a tantos arquivos, físicos e lógicos, parecem não ser nada, mas tente somar esste tempo gasto durante todo o dia. Não seria exagero dizer que uma parte do estresse e cansaço físico vem daí.

E ainda tem mais, além da questão da bagunça: Fotos, bichinhos, brinquedos, tudo traz algum significado para quem o vê, e pode ser positivo ou negativo para sua carreira, veja as dicas publicadas no site da INFO a respeito:

Cuidado com o que sua mesa diz de você
– Pilhas de papeis e livros espalhados: demonstra desleixo e falta de habilidade com organização. DICA: Evite empilhar coisas. Organize seus papeis em pastas;
– Bichinhos, elementos infantis e muitas plantas: personalidade sensível, que pode ser confundida com imaturidade; alguém que não está preparado para uma promoção, por exemplo. DICA: escolha apenas um objeto;
– Porta-retratos com fotos pessoais, inclusive de turmas em baladas. Demonstra exibicionismo, alguém que só pensa em diversão. DICA: Seja discreto. Prefira fotos da família e dos colegas;
– Mesa vazia: O pessoal da limpeza agradece, mas demonstra que você não tem vínculos profundos, não vai permanecer muito no emprego ou está sempre em férias;
Fonte: Renata Mello, consultora de imagem corporativa

E você, já organizou sua mesa e seus arquivos hoje?

As dicas em destaque foram publicadas pela INFO.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!