Oração digital: deixar o computador fazer isso por você é bom?

A imensa velocidade com que digitalizamos nossas necessidades na Web às vezes assombra. Um site específico tem um modelo de negócio no mínimo incomum. Esse site é o Age Prayer. Você pode comprar um pacote de orações, que vão de 2 a 50 dólares por mês.

E o site se mostra bastante ecumênico. Há opções para protestantes, católicos, judeus, muçulmanos e outras religiões ou seitas.

Oração Fiel…como funciona?

Cada oração é feita por sintetizadores de voz que rezam em voz alta, no volume e velocidade de uma oração comum. Quando isso acontece, o nome do assinante aparece na tela do computador onde o sintetizador funciona.

O conceito primário de oração, não importa a religião, passa pela definição de conversa. Como uma conversa programada pode substituir um momento tão emocional como esse? Isso é possível?

ajuda

Mesmo que você não seja religioso…

…imagine o que teremos no futuro…aquela conversa com da mulher que cobra declarações de amor de seu cônjuge, você poderá programar essas declarações pagando uma taxa mensal para que o sistema faça o trabalho pra você. Ou palavras de carinho, amor, incentivo, que você, devido a correria diária, “não tem tempo” de dizer a seu filho…Estranho não?

Atitudes que deveriam ser utilizadas para nos santificar estarão na verdade santificando máquinas. O vazio emotivo e espiritual no ser humano só pode ser maior ainda com uma “facilidade” dessas. E a ausência de sentimentos alimenta o individualismo, o egoísmo que naturalmente já é forte no ser humano.

Questão para se refletir um pouco…

Utilizar o poder da computação para terceirizar rotinas materiais, ou mesmo a simulação de emoções através do avanço da inteligência artificial, até aí tudo bem, mas quando o que se quer é terceirizar emoções, sentimentos deixando que a máquina faça isso por nós o que mais nos restará?

O que você acha desse serviço? Você pagaria por isso?

 Notícia com referência na Globo.com

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Romulo F.F.
  2. Vinicius