O sucesso na carreira profissional pode lhe alcançar com estas 7 dicas

Ouvir pessoas experientes é um grande meio de aprender, de certa forma um atalho, pois podemos assim evitar erros que de outra forma, com o conhecimento atual que temos, fatalmente cometeríamos.

Melhor ainda vindo ainda de pessoas que tem histórico vencedor na carreira profissional, mas não só isso: tem histórico de aparente derrota por não atingir seu objetivo na profissão anterior, mas teve a coragem de dar um meia volta, do zero, e recomeçar em busca de seu objetivo.

Não lamentou o tempo que muitos considerariam perdido, assumiu como um grande aprendizado e seguiu em frente.

O tempo comprovou sua coragem e determinação. Todos nós podemos nos encontrar desanimados com nossa situação atual, com os rumos que nossa carreira profissional tomaram. Somos humanos, sujeito a todo tipo de falhas. Mas a grandeza está em levantar a cabeça, refazer seus planos e seguir em frente.

Pessoas assim parecem ser mais humanas, diferentes daqueles prodígios que, quase que do berço acertam em cheio onde querem chegar, como se a vida fosse perfeita e simples assim… Natural que nossa identificação seja mais imediata.

Bem, esse executivo de sucesso, com sua experiência, elencou 7 características de pessoas vencedoras, que eu e você, pelo bem do nosso futuro e de quem de nós depende, poderíamos seguir para melhorar nossa assertividade.

Vejamos:

1 – Ter consciência de suas fortalezas e de suas fraquezas, ou seja, desenvolver apurado autoconhecimento. A percepção que temos de nós mesmos pode ser distorcida, por isso, é necessário frieza e fazer uma autoanálise rigorosa e realmente honesta sobre nossas competências.

2 – Ter dedicação extrema, incansável e eficiente. Muita gente se engana contando a dedicação apenas por horas, e não por eficiência. O tempo investido em um projeto deve ser maximizado para obter resultados, independentemente da quantidade de horas gastas.

3 – Ser criativo para transpor os obstáculos que aparecem pelo caminho. O que distingue o profissional criativo dos outros é sua atitude em relação aos problemas. O criativo direciona sua energia para a solução. Não fica paralisado, lamentando o problema.

4 – Ter foco ao definir os objetivos e não confundi-los com sonhos, pois objetivos devem ser coerentes com suas habilidades e limitações. Ao contrário dos sonhos, objetivos são tangíveis, pertencem à realidade e têm características muito claras: são específicos, são mensuráveis, são planejados, são flexíveis e têm prazo para serem atingidos.

5 – Ter a capacidade de identificar oportunidades menores e não deixar as grandes chances passarem por medo de fracassar. Para saber se uma situação pode impulsionar sua carreira ou seus negócios, verifique se a situação leva você para mais perto de seu objetivo.

6 – Desenvolver e manter uma rede de contatos. Se você quiser ficar bem no mundo corporativo, precisará estar rodeado de aliados. Conhecer pessoas-chave é a meta final, o alvo do networking.

7 – Saber se posicionar. A maneira como você se apresenta e se posiciona vai comunicar se você é um vencedor ou um perdedor. Assim como um produto, um profissional precisa ter um posicionamento claro e alinhado com suas fortalezas. Quem tenta ser tudo demonstra um posicionamento confuso.

Talvez você se encontrou frustrado na faculdade que fez, na empresa onde trabalhou, no cargo onde dedicou anos de sua vida sem atingir os objetivos traçados lá atrás. Esqueça mágoas com o passado, se seus pais ou amigos não o ajudaram como deveria por qualquer motivo que seja.

Assuma o controle e a responsabilidade pelo que você poderá ser a partir de agora, e claro, não aceite a limitação que outras pessoas tentam impor.

Bem, é isto aí, não é hora de lamentos, comece agora a reescrever sua história. O testemunho desse profissional foi dado no site da INFO, o qual recomendo sua leitura na íntegra.

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

2 Comentários

  1. Douglas

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *