O que pensar antes de decidir pelo próximo curso de TI

Você está estudando atualmente? se sim, este curso está alinhado aos seus objetivos de carreira no momento? Esta é uma questão que vez por outra devemos trazer `a tona, uma vez que nossa carreira corre o risco de mudar bruscamente de uma hora para outra, mesmo dentro da área de Tecnologia da Informação. Quer ver um exemplo típico? Sua empresa comprou uma nova tecnologia e precisa treinar alguém para suportá-la.

Aí você, dadas suas qualidades e competências (ou até mesmo por questão de custo, mas ok), é o escolhido. Então começa um novo ciclo de aprendizado na sua carreira, que dependendo da sua afinidade com a tal tecnologia e com as perspectivas de carreira dentro da empresa e mesmo no mercado de trabalho, podem levá-lo a decidir por mais uma especialização na sua trajetória profissional.

Claro, cem por cento ou boa parte desse custo pode ser arcado por sua empresa, mas mesmo com esse benefício você não vai querer cursar no primeiro lugar que encontrar… É preciso segurar os ânimos e ser criterioso. E também pensar com mais racionalidade, a começar pelas dicas abaixo, do site do IG:

1) Não importa o curso, primeiro é fundamental verificar a credibilidade da instituição: para que tipo de empresas oferece treinamento? Há quanto tempo está no mercado? A escola é reconhecida por grandes companhias?
Nesse caso, a reputação da escola é tão importante quanto os conhecimentos que você vai adquirir.

2) Também é preciso refletir um pouco sobre o que você espera obter. Se for apenas para ocupar o tempo livre despreocupadamente, a história é uma. Vale até fazer teatro e ter aulas de culinária. Para quem procura treinamentos voltados mais diretamente para a alavancagem da carreira, a história é outra.

É preciso atentar também para o fato de que habilidades comportamentais também podem ser melhoradas – e devem ser  – e para isso existem muitas opções de especializações no mercado para se diferenciar também nesse aspecto, independente de seu perfil técnico dentro da área de TI. Veja abaixo mais dicas:

Três cursos “para usar”

Veja abaixo alguns cursos recomendados por especialistas porque são objetivos e oferecem conhecimentos para usar no dia a dia, sobre temas raramente abordados nas faculdades:

Oratória – Ganhar segurança para falar em público, transmitir ideias com clareza, de forma convincente e com credibilidade

Networking – Construir redes de relacionamentos pessoais

Liderança – Assimilar e desenvolver os conceitos de trabalhar em equipe e comandá-las

No mais, busque ter foco, planeje sua carreira com uma visão além dos limites de seu emprego. Estudar é sempre bom, mas pode render bem mai$$$ quando está em sintonia com o desenvolvimento de nossa carreira e habilidades.

As dicas em destaque abaixo são de artigo do IG.

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails