O que o facebook revela para seu (futuro) empregador

redes-sociais-reputacao-comportamento-emprego

Como você quer que as empresas lhe vêem? E como essa imagem afeta o que você quer em termos de profissão, de carreira profissional?
Talvez você apresente um determinado comportamento que vai totalmente na contra-mão em relação a carreira profissional que quer seguir ou o novo cargo que está almejando. Como isso acontece muito e acaba levando muita gente a fracassar na busca de um novo emprego, queria lhe dar esse toque para ajudá-lo a evitar essa armadilha comum, veja abaixo:

Está sendo cada vez mais provado por diversas experimentos no mundo todo de que o Facebook realmente é uma ferramenta muito poderosa na identificação de um perfil profissional, ajudando inclusive a prever se esse tipo de perfil vai ser útil para a vaga em questão ou não.
O estudo mais recente, realizado por perquisadores norte-americanos, foi divulgado pelo site Convergência Digital, e que identificou dois traços que podem ser observados nas redes sociais: a consciência e a extroversão.
O artigo da uma explicação sobre esses dois traços:

A primeira refere-se a hábitos ligados à organização e obediência. Segundo os pesquisadores, profissionais que possuem essa característica têm mais probabilidade de sucesso no trabalho. “Obedecer prazos é universalmente uma característica apreciada por recrutadores”, disse Landers ao Business Insider. A extroversão indica que a pessoa gosta de passar o tempo com grupos de pessoas, se relacionando. Essa característica também tem relação com o sucesso, mas para determinadas profissões que requer boa comunicação, como vendedores.

As pesquisas não param de avançar no auxílio de determinar padrões de comportamento para prever sucesso ou fracasso. Não que isso seja determinante, ou seja, que um certo perfil vai faltamente fracassar num emprego que não tem muita identificação com suas características comportamentais, mas as probabilidades, segundo as pesquisas são menores, o que para muitas empresas isto já basta para descartarem um candidato.

O que fazer nesse caso, vou renegar meu sonho apenas porque sou mais introvertido nas redes sociais e portanto tenho mais chances de fracassar segundo as pesquisas? Nada disso, pelo contrário!!

A minha dica para você nesta situação é seguinte:
Entenda o perfil comportamental geralmente aceito pelas empresas e tente se moldar a ele. Por exemplo, se você concorre a uma vaga na área de relações públicas e seu facebook é vazio, sua presença em outras redes sociais também é quase uma inexistência…bem… Vão julgar você por isso e a lógica será sua inimiga. Neste caso, aprenda a interagir mais, compartilhar mais informação, fazer mais amigos.. online e offline!

Comportamento é moldado pelo hábito!
Mahatma Gandhi dizia:
Suas crenças tornam-se os seus pensamentos,
Seus pensamentos se tornam suas palavras,
Suas palavras se tornam suas ações,
Suas ações se tornam seus hábitos,
Seus hábitos se tornam seus valores,
Seus valores se tornam seu destino.

Portanto está em suas mãos, você pode! Entenda o perfil da carreira, do cargo dos seu sonhos e comece a trabalhar seu comportamento para que entre em sintonia, isto vai paroximar-lhe do sucesso!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails