O profissional de TI de SP terá redução de jornada de trabalho

ti_jornada_trabalho

Está aí uma boa notícia para a categoria: jornada de trabalho reduzida para os profissionais de TI do estado de São Paulo.

Graças a um acordo firmado entre o Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Empregados de Empresas de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Sindpd) e o Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo (Seprosp) em 09/03, a partir de 1º de Janeiro de 2011 passaremos a ter uma jornada semanal de trabalho reduzida de 44 para 40 horas.

Redução de jornada de trabalho significa diminuição de estresse, (não na mesma proporção, obviamente) melhora na qualidade de vida e consequentemente a saúde, mais tempo para a família…além de ainda gerar mais empregos, a exemplo de muitos países que passaram por esse processo.

O povo brasileiro merece mesmo. Aliás, é um dos que mais trabalham no mundo.  Duvida? vehja abaixo a tabela do DIEESE:

jornada_trabalho_paises

Mas claro que não adianta reduzir o salário junto com a jornada…que é o que esperamos que não ocorra, certo?

Por isso, ainda segundo a divulgação…

…o acordo coletivo também prevê aumento salarial linear de 6% e nominal de 1,9%. Conforme destaca o Sindicato, o acordo negociado em 2009 resultou em um aumento de 7,1%, mas por conta da inflação, o reajuste real foi de 1,1%.

Vamos esperar para ver como o mercado vai se comportar com essa mudança, que aliás já deve estar fazendo com que as empresas comecem a se planejar nesse sentido. Todo processo tem um período de adaptação, como o caso da lei do estagiário, que gerou queda no número de contratações devido a o aumento de custos para as empresas num primeiro momento mas vem se recuperando.

E você, o que acha dessa medida? Deve afetar positivamente o mercado de trabalho na sua opinião?

Este artigo faz referência a notícia da Computerworld

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Thiago
  2. Danilo