O futuro de sua carreira profissional depende de um bom sucessor

 

sucessao_carreira

Quem sabe fazer o que você faz em sua empresa? Quando você tem que faltar ao trabalho por algum motivo ou ficar ausente por um longo período de tempo, seu celular não para de tocar? Esconder o conhecimento adquirido é um dos grandes entraves para a progressão na carreira de qualquer profissional, e em qualquer área.

E olha que tem muita gente orgulhosa por ter que ser acionada para resolver um problema dia sim dia não às 3 horas da manhã… 

Embora a preocupação com sucessão tivesse que partir dos gestores, que deveriam estar preocupados com vários fatores que levassem o funcionário único a deixar a empresa, nem sempre isso ocorre.

Tudo bem que esse negócio de sucessão é complicado. Há um pensamento comum (e completamente equivocado, em geral)  de que a pessoa deve segurar o conhecimento para si, para que a empresa dependa dela e assim não a demita. O problema é que, apesar de em alguns caso realmente isso ocorrer, outra consequência costuma vir junto, e essa não tão agradável assim: Não podemos promovê-lo para outro cargo porque ele é o único que conhece todo o processo.

Como geralmente naõ sobra tempo de treinar outra pessoa, seja pela dinâmica dos negócios ou pela curva de aprendizado que impede a passagem do conhecimento em tempo hábil, então opta por se escolher outro, e aí meu amigo, adeus promoção.

Aliás esta ái um mal que acomete ainda com muita frequência gestores que priorizam a gestão da Tecnologia em detrimento a gestão de seu pessoal.  Pensam em continuidade tecnológica e por vezes se esquecem que além da tecnologia redundante há que se garantir a redundância do conhecimento tecnológico para que a tal continuidade de negócios seja realmente efetiva.

Talvez seu chefe não tenha a visão de sucessão, nem para si próprio e nem para seus subordinados. Então o que fazer? Vai ficar esperando até que acabe sendo prejudicado, já que é o elo mais fraco na relação?

Veja essas 3 dicas bem simples que costumo aplicar em minha carreira e que certamente vão auxiliar a você nesse processo de transferência de conhecimento e assim estar pronto para passar o bastão em direção de uma oportunidade melhores oportunidades profissionais:

  1. Crie documentação detalhada dos seus processos e peça para que seus colegas critiquem o documento e façam uso dele para que você possa ajustá-lo
  2. Tão importante quanto a primeira dica: divulgue o material formalmente entre colegas e superiores.
  3. Compartilhe o conhecimento tecnológico através da promoção de treinamentos entre sua equipe.

Saber compartilhar é sinal de maturidade profissional, espírito de equipe e de que você tem visão. Não importa se você vê perpectivas em seu emprego atual ou não. De qualquer maneira essa atitude vai ser útil para o seu futuro emprego.

Leia ainda o artigo da ComputerWorld sobre o plano de sucessão, ainda ignorado por muitos CIO’s, um ótimo complemento ao assunto que acabamos de tratar…e deixe sua opinião nos comentários, fique à vontade! 🙂

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Romulo
  2. Rosana Querioz