Novas certificações de TI disponibilizados pela Exin chega ao Brasil – algumas em português

O EXIN, instituto internacional independente é conhecido mundialmente por sua reputação e co-fundação da ITIL. Tem permitido a realização de exames de certificação em 125 países e 19 idiomas. Para nós, no Brasil, sem dúvida a mais famosa são mesmo as certificações relacionadas a melhores práticas em gerenciamento de serviços, mais especificamente, ITIL.

Depois de todo o sucesso desse framework entre profissionais de TI em todo o Brasil,  o instituto continua trabalhando e agora traz ao país cinco novas certificações. Veja abaixo a relação divulgada pelo site Convergência Digital:

EXIN Cloud: voltada para gerentes e profissionais de TI e de negócios, que estejam adquirindo serviços de cloud, seguindo uma abordagem mais gerencial e menos técnica. Esta certificação permite ao aluno elaborar um plano de negócios e avaliação de serviços de Cloud Computing, obtendo assim maiores benefícios da nuvem.

EXIN BIM: Business Information Management – se concentra no Gerenciamento da Informação de Negócios (processos e atividades) permitindo estabelecer o gerenciamento de informação de uma organização a partir da perspectiva do negócio e dos usuários finais, utilizando estruturas já conhecidas como ITIL® e ASL® e eliminando o gap de comunicação entre TI e negócio.

EXIN Green IT Citizen: destinado a todo e qualquer profissional de empresas que estivessem buscando conscientização sobre questões de sustentabilidade. Agora, chega ao mercado o EXIN Green IT Foundation, certificação destinada aos profissionais de TI, analistas de negócios, gerentes graduados de sustentabilidade e gestores de negócios. Alinhamento entre a responsabilidade social corporativa e apoio das iniciativas das operações de negócios é o principal objetivo da  certificação.

As duas novas certificações abaixo estão disponíveis apenas em inglês, no momento, diferentemente das três primeiras:

EXIN Lean IT: busca ajudar as empresas a terem uma TI mais eficiente e “enxuta” e é um programa complementar as certificações ITIL, ITSM e Green IT. O Lean IT surgiu dentro das empresas automotivas e trabalha com a capacidade de reagir mais rapidamente às demandas do mercado através de três princípios básicos: Domínio dos Fornecedores Estratégicos (segmentação adequada dos serviços, seleção dos fornecedores de forma correta e manutenção de um relacionamento saudável e produtivo com estes fornecedores); Gestão da Demanda (construção de processos e capacitações para gerir a demanda e alinhar as prioridades de TI com o negócio); e Organização Enxuta (entendimento das capacitações estratégicas e de que a TI é um negócio, e não simplesmente uma área de prestação de serviços).

EXIN Data Center Management: é uma certificação projetada para expor os principais componentes de um data center. Ela aborda como configurar e melhorar os aspectos-chave como energia, refrigeração, segurança, cabeamento e as principais operações e aspectos de manutenção. Esta certificação é direcionada a profissionais responsáveis pelo gerenciamento do data center.

Embora a tradução das certificações para português represente uma boa oportunidade para quem ainda não tem ao menos um bom nível de inglês técnico mas pretende se especializar com certificações, é muito importante não se acomodar com essa facilidade e dar um foco no estudo do idioma.

O mercado de TI está mais exigente a medida em que se torna mais global, a comunicação em inglês vem se tornando cada vez mais uma questão de necessidade prática do que apenas um meio de fazer triagem de currículo.

De qualquer forma, essas certificações constituem mais um meio de se destacar no mercado, pois mostra como você, como profissional de TI focado e atualizado com as últimas tendências,  tem buscado um diferencial em sua carreira. Coisa que o mercado respeita, e muito.

As certificações em destaque acima foram divulgadas pelo site Convergência Digital.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão