Nova era na educação brasileira com o fim do quadro negro

O bom e velho quadro negro poderá ser aposentado de vez em breve nas escolas públicas, e por uma ótima causa. É a tecnologia trazida para dentro das salas de aula atráves do SMART Board, a lousa digital. Agora está chegando em Hortolândia, no interior de São Paulo, depois de já estrear em algumas escolas de São Paulo – SP e algumas outras regiões do país.

A SMART Technologies Inc. é tanto a indústria pioneira como a líder no mercado educacional global de lousas interativas de fácil utilização e outras ferramentas colaborativas de grupo. A premiada Lousa Interativa SMART Board é a lousa interativa mais instalada no mundo, com forte presença em vários países de primeiro mundo, entre eles os EUA e Canadá, além de mais 75 países.

lousa_Smart_board

Com relação aos recursos que chamam mais a atenção com a utilização dessa tecnologia, já presente em muitas escolas particulares por aqui, estão a possibilidade de o professor gravar e arquivar a aula para acesso posterior, pode filmar a própria aula através da integração da lousa com uma web can e disponibilizá-la na internet. O conteúdo criado pode ser salvo em PDF, HTML, GIF, JPEG ou PNG (arquivos de imagem), e os vídeos no formato AVI.

Veja o vídeo do Jornal Hoje, da Globo, com a lousa SMART Board em funcionamento

Com o simples toque dos dedos, na lousa digital, é possível acessar a internet, abrir arquivos, fazer buscas, arrastar figuras, recortar, colar e até programar a gravação de conteúdos de programas, segundo informou o Terra.

Treinar os professores para que possam extrair o máximo da tecnologia disponível é primordial (o que já está sendo feito), agora falta dar melhores condições de salário para segurar as melhores cabeças, como já tem feito outros setores públicos devido a concorrência com o setor privado (aí ainda falta muito).

De qualquer maneira, o interesse dos alunos deve aumentar e consequentemente seu nível de aprendizado. Mais um passo na Educação rumo ao desenvolvimento, embora não no ritmo que todos nós esperávamos, mas certamente alimenta um pouco mais nossa esperança de que o Brasil possa ser no futuro muito mais do que simplesmente carnaval e futebol.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

2 Comentários

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *