Nova Certificação ITIL está a caminho

itil_certificacao

A Experiencia da Pink Elephant como provedora de serviços em ITIL,  que já ultrapassa os 20 anos e é reconhecida mundialmente como referência em implantação de processos baseados no ITIL, participou ativamente do processo de criação de uma nova certificação, esta baseada em criação e gestão de catálogo de Serviços.

Como houve a aprovação do APM Group (APMG), órgão oficial de homologação de ITIL, aguarda-se somente o fim deste ano para a conclusão do processo de criação da nova certificação.

Uma grande dificuldade das áreas de TI nas empresas diz respeito ao gerenciamento dos serviços e sua apresentação ao cliente, seja ele interno ou externo. A importância dessa estratégia é crucial para o sucesso dos negócios e consequente reconhecimento da área de TI como provedora de soluções, como uma área que entrega um valor mensurável.

Tem mais: o novo curso, entitulado “How To Create A Service Catalog According To ITIL Best Practices” dará créditos de 1.5 pontos para a certificação ITIL v3.

Segundo o portal Convergência Digital…

Clebert Mattos, diretor da Pink Elephant do Brasil, afirma que o novo curso já está disponível para turmas em São Paulo e, em pouco tempo, ganhará abrangência nacional. “É muito importante que o APMG tenha reconhecido a necessidade de uma certificação específica para Catálogo de Serviços e certamente iremos promover essa iniciativa.”

Teoricamente é uma certificação que tem muito a agregar, afinal, tão importante quanto desenvolver produtos e serviços é se ater a uma estratégia de organizá-los e apresentá-los ao clientes. A abordagem de gestão de catálogo de serviços ainda é pouco valorizado nas áreas de TI espalhados pelas empresas no Brasil, e quem conseguir consolidar conhecimentos nesse processo deve sair na frente dos demais profissionais na área.

Em tempo: Já que estamos falando de ITIL, foi feito o anuncio de encerramento do exame para a certificação ITIL v2 (vide datas abaixo), confome informado pelo Alex Vilaverde em seu blog:

“A remoção completa da versão 2 será no dia 30 de Junho de 2011. A retirada de produtos específicos será na seguinte ordem:

V2 Foundation em 30 de Junho de 2010
V2 Manager em 31 de Agosto de 2010
V2 Practitioner em 31 de Dezembro de 2010
Foundation Bridge em 31 de Dezembro de 2010
Manager Bridge em 30 de Junho de 2011″

Lembrando que a certificação ITIL é baseada no produto, portanto quem a conquistou em versões anteriores a v3 continua valendo normalmente. Se você ainda está pensando em se certificar na v2 do ITIL, reconsidere mudar para a v3 o quanto antes, mais abrangente e com uma nova abordagem, agora baseada no ciclo de vida do serviço.

Obs:A nova certificação foi divulgada pelo portal Convergência Digital

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Uma resposta

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!