Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 239

novidades-carreira-tecnologia

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Chega ao Brasil plataforma de cursos grátis da HP para PMEs

Já está disponível no Brasil a versão em português da plataforma Learning Initiative for Entrepreneurs (Life) da HP. Serviço permite que empreendedores brasileiros usufruam das aulas e material de referência disponível para impulsionar e apoiar seus negócios.

O Life é um programa global da HP que ajuda alunos, potenciais empreendedores e proprietários de pequenas empresas (PMEs) a abrir seus negócios e fazê-los crescer fornecendo treinamento online e presencial em habilidades em TI e negócios. Desde seu lançamento, em 2007, a plataforma já beneficiou mais de dois milhões de pessoas em mais de 200 países e tem conteúdo interativo, modelos flexíveis e com certificação de conclusão de curso…

Quem está treinando a próxima geração de cientistas de dados?

Só os EUA enfrentarão uma escassez de 140 mil a 190 mil cientistas de dados qualificados até 2018, para não mencionar 1,5 milhão de analistas de dados, de acordo com estudo recente do McKinsey Global Institute. Profissionais de TI com habilidades para analisar grandes volumes de dados e processos de tomada de decisão estarão em alta nos próximos anos.

Para tentar reduzir o déficit de profissionais habilitados a trabalhar com análise de dados, a Universidade da Califórnia, através da nova Escola de Informação de Berkeley (iSchool) criou um programa de mestrado com o objetivo ajudar os alunos a adquirirem conhecimentos, ferramentas e treinamento para ocupar posições chave em empresas que desejam utilizar grandes volumes de dados para melhorar a eficiência, criar novas fontes de receita, e competir de forma mais eficaz no mercado…

Geração Y é menos fiel ao emprego. Aprenda a reter esses talentos

Estudos constatam que a Geração Y é a que mais muda de emprego. Pesquisa recente realizada pela Talenses, consultoria de recrutamento executivo, revelou que esses talentos ficam menos de dois anos na mesma companhia, o que segundo especialistas em Recursos Humanos, exige um esforço maior para entender como esses profissionais trabalham e pensar em um programa de retenção.

“Aproximando o olhar da geração Y, percebemos que 71% deles ficaram de 3 a 6 meses no último emprego. Esse é um dado preocupante e traz à luz a necessidade de gerar uma reflexão tanto dos profissionais dessa geração quanto dos empregadores. Trata-se de uma relação que ainda não está em sintonia”, analisa Luiz Valente, diretor geral da Talenses…

Pesquisa do BNDES mostra potencial do mercado de games no Brasil

O governo brasileiro parece ter começado a dar a atenção que a indústria de desenvolvimento de games do país merece. O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) publicou nesta quarta-feira (2) uma pesquisa que mostra o estado da indústria digital de jogos no Brasil, aponta suas características, particularidades, necessidades e, o mais importante, indica políticas públicas para que o setor possa receber benefícios do banco, que ainda não tem nenhuma linha de crédito específica para o desenvolvimento de jogos eletrônicos. (acesse a pesquisa aqui e aqui).

Entretanto, o fato de existir a pesquisa, que levou um ano para ser feita pela Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP), não significa que o BNDES criará linhas de investimento para o setor. “Hoje em dia, o banco poderia financiar jogos mesmo sem  financiaciamento ou linha especifica. Esse suporte seguiria as regras normais de financiamento já existentes”, explica Luciane Melo, gerente do depto de pesquisa e operações do BNDES, ao G1. “Isso [regras específicas] pode acontecer, mas ainda não há nenhum plano definido ou estruturado”…

Mobilidade: salários estão chegando a R$ 12 mil

Nos últimos dois anos a procura por profissionais especializados no desenvolvimento mobile vem aumentando bastante, segundo a ENG, empresa especializada na capacitação e certificação de profissionais para o mundo web e mobile. Desde 2012, a empresa formou 560 novos profissionais e professores de universidades nas principais tecnologias, sendo que a procura por cursos mobile vem crescendo mais que para as demais áreas.

Esta movimentação rumo à mobilidade, segundo Álvaro Venegas, diretor da ENG, é impulsionada pelo aumento do número de aparelhos móveis vendidos no mercado, principalmente pelos tablets, que, pela primeira vez superaram os desktops em volume de vendas no Brasil. “É um caminho sem volta. Nos próximos cinco anos, a mobilidade deve criar milhões de oportunidades de empregos para os profissionais que optarem por este mercado”, destaca o executivo. “Em 2013 foram mais de 1 bilhão de unidades comercializadas e a tendência é de crescimento neste volume”…

Profissionais de TI reconhecem necessidade de treinamento e entendimento de negócio

Apesar de quase todos os profissionais de TI afirmarem que tem oportunidade para fornecer orientação e conhecimentos especializados para que as companhias tomem decisões estratégicas de negócio, apenas metade declarou ter “total confiança” em se manifestar.

São dados de uma pesquisa da SolarWinds, que ouviu 100 profissionais da área de tecnologia de companhias brasileiras, de todos os portes.O estudo também constatou que quase 60% dos participantes da pesquisa disseram precisar de mais treinamento nas suas áreas de responsabilidade e a metade afirmou precisar de entendimento do negócio para se sentir mais habilitados a dar sugestões à empresa…

Projeto brasileiro ensina programação pela internet gratuitamente

A busca desesperada por profissionais qualificados no mercado de tecnologia levou empresas nacionais a copiar uma iniciativa americana para incentivar os brasileiros a procurar este setor.   A Locaweb e a Caelum (que oferece cursos de programação) lançaram o Ano do Código, campanha semelhante à Code.org, que envolve nomes como Mark Zuckerberg e Bill Gates. Outras empresas daqui se envolveram com criação de conteúdo e divulgação, como GUJ, Alura, Globo.com, Code Miner e Casa do Código.   Como ocorre na Code.org, internautas são estimulados a ter contato com esquemas de programação de forma simples, com tutoriais e depoimentos em vídeo que ajudam a melhorar o entendimento das tarefas…

9 passos para pegar o mentiroso do trabalho

Das justificativas para chegar atrasado à história mirabolante para explicar o descumprimento de um prazo. A mentira é um expediente de rotina para alguns profissionais Para quem deseja flagrar aquelas pessoas para as quais todo dia é da mentira, observação é regra de ouro.   É o que defende Paulo Sergio de Camargo, no livro “Não minta pra mim! Psicologia da mentira e linguagem corporal” (Summus Editorial).   Ele não promete 100% de eficácia na hora de descobrir a história falaciosa, mas revela estratégias que, na maior parte das vezes, funcionam. Isso porque, segundo o especialista, o mentiroso transmite sinais com a fala e com o corpo, de maneira geral…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está na Hora de ser Valorizado e Conquistar o Salário que Você Merece!

Cadastre seu E-mail e Pegue seu Livro Grátis! Promoção por Tempo Limitado...

Fechar esta janela

  • Saiba qual o segredo dos que ganham mais