Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 234

novidades-carreira-tecnologia

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Pronatec abre 6,5 mil vagas para capacitação grátis de técnicos em TIC

O Ministério das Comunicações (Minicom) vai oferecer neste ano 6,5 mil vagas em cursos de formação e qualificação profissional pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos são gratuitos e alguns deles terão início agora em março. As vagas estão distribuídas em três áreas: telecomunicações, inclusão digital e conteúdos digitais criativos.

O Pronatec é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e tem parceria com diversos órgãos. O Minicom aderiu ao programa para atender a necessidade de formação de mão de obra especializada para a manutenção e expansão de programas estratégicos na área das comunicações, como o Cidades Digitais e o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL)…

7 cargos em alta e com salários de até R$ 8 mil

O ano começou com mais oportunidades profissionais do que esperavam os recrutadores.
“Estava todo mundo receoso com um ano de Copa do Mundo e eleições, mas a entrada de vagas em janeiro foi grande”, diz Roberto Picino, diretor da Page Personel.
Segundo ele, a busca por eficiência turbinou a demanda por alguns cargos específicos nas empresas.
“O mercado de trabalho está mais qualitativo do quantitativo e as posições de maior demanda estão ligadas a otimização de processos, qualidade e aumento de vendas”, diz Picino…

5 áreas de TI com as profissões mais quentes no Brasil

Entre os recrutadores, há um consenso de que a área de TI está em alta e assim permanecerá por um bom tempo. Para Ricardo Sion, da MSA Recursos Humanos, o país passa por um aumento vertiginoso da demanda por profissionais do ramo de TI.

Porém, existe um déficit projetado de 45 mil posições para o ano de 2014, segundo estudo divulgado pela Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) feito em oito Estados. O mercado brasileiro de TI deve abrir 78 mil vagas em 2014, das quais apenas 33 mil serão preenchidas…

Setor de TI x Tecnologias Abertas: Sinal Amarelo?

Os dados do Censo 2013 do Setor de Tecnologia da Informação, desenvolvido no Brasil pela Assespro Nacional, em cooperação com a ALETI (Federação das Entidades de TI da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha) trouxe alguns resultados inesperados.

Selecionamos aqui o comportamento das empresas do setor de TI em relação ao software de código aberto. Dado que o Governo Federal desenvolve ações específicas de fomento a este tipo de software desde 2003, esperávamos que o Brasil fosse destaque neste quesito.

A partir da pergunta sobre os sistemas operacionais usados como plataforma tecnológica para os produtos e serviços que comercializam, concluímos que no Brasil 41% das empresas fizeram opção por alguma distribuição do Linux…

Você sabe o que um profissional de TI faz?

A área de tecnologia da informação não sai do noticiário, ainda mais agora que a categoria está em greve no estado de São Paulo. Mas você sabe quem é e o que faz o profissional que atua neste setor? Essas questões foram trazidas ao Olhar Digital pelo leitor Douglas Fonseca e nós procuramos especialistas para ajudar a respondê-las.

Quem trabalha com TI está diretamente ligado ao progresso e à organização de empresas, órgãos públicos, entidades, escolas… onde há algum tipo de infraestrutura tecnológica, não importando o tamanho do lugar, lá está o “menino do computador” – que, é bom ressaltar, não gosta de ser chamado assim.

O setor de TI se divide basicamente em três áreas de atuação: infraestrutura, software e banco de dados. Na primeira estão analistas de suporte técnico e administradores de redes; na segunda, programadores e desenvolvedores; na terceira, administradores de banco de dados (conhecidos como ADBs) e especialistas em servidores…

IBM lança disputa para criar aplicativo que use o supercomputador Watson

A IBM vai promover uma competição entre desenvolvedores para criar aplicativos para dispositivos móveis que utilizem a estrutura fornecida pelo supercomputador Watson.
A máquina expoente da inteligência artificial que, cruzando dados, é capaz de tomar decisões como responder a perguntas em um programa de auditório ou qual a melhor solução em um tratamento de câncer.
O anúncio da competição ocorreu nesta quarta-feira (26) durante o Mobile World Congress, em Barcelona. Empresas que possuam programadores voltados à aplicações móveis poderão enviar suas propostas (Veja o site aqui). O prazo da inscrição termina em 31 de março…

Curso técnico acelera entrada no mercado de trabalho, aponta pesquisa

Ainda durante o ensino médio, o jovem Henrique Baron decidiu fazer o curso técnico de automação industrial, em Caxias do Sul (RS), e concluiu que a qualificação foi fundamental para abrir as portas do mercado de trabalho. A opinião de Baron é compartilhada por grande parte dos entrevistados que fizeram parte de um levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria), encomendado ao Ibope. De acordo com o estudo divulgado hoje (25), 90% dos entrevistados acreditam que pessoas com formação em curso técnico têm mais oportunidades no mercado de trabalho. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas a partir de 16 anos em 143 municípios.

Dos entrevistados, 53% apontaram o ingresso mais rápido no mercado de trabalho como uma das três principais razões para fazer um curso profissional. Em relação aos salários, 82% concordam total ou parcialmente que os profissionais com certificado de qualificação profissional têm salários maiores do que aqueles que não têm um diploma…

A empresa não tem ponto, como cobrar horas extras?

Trabalhei como CLT por oito meses sem nenhum tipo de registro de horário. Trabalhava cerca de 60 horas semanais. Posso cobrar essas horas-extras?
Resposta do advogado Marcelo Costa Mascaro Nascimento, sócio majoritário do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista.
Sim, você tem direito a todas as horas extras trabalhadas mesmo neste caso. E mais: quem teve sua jornada ampliada deve receber um adicional de no mínimo 50% sobre o valor do salário-hora para cada hora extra. Caso tenha trabalhado no domingo (ou no dia determinado para seu descanso), o acréscimo é maior, de 100%…

Um roteiro de estudos para refinar sua fluência no inglês

Falar inglês com naturalidade é fundamental para quem deseja crescer na carreira. Em grande parte das seleções para cargos executivos ou oportunidades para trainees, por exemplo, o domínio do idioma é menos um diferencial competitivo e mais um dos requisitos essenciais para participar do processo.
Mas, e quando falta tempo para voltar à sala de aula? A sócia-diretora da Companhia de Idiomas, Rosangela Souza, indicou uma agenda básica para quem não tem tempo de frequentar uma escola de inglês, mas quer desenvolver suas habilidades ainda neste ano. Para ela, apostar alguns minutos diários de contato com a língua já proporciona um salto no domínio do inglês…

Empresas dos EUA ampliam gastos com TI após ataques de hackers

Quase 60 por cento das principais empresas de Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália ampliaram seus investimentos em defesa contra ataques cibernéticos após o roubo de dados de milhões de clientes da varejista norte-americana Target e outras grandes companhias, informou uma pesquisa nesta terça-feira.

Um estudo realizado pela BAE Systemas com executivos de Tecnologia da Informação de bancos, mineradoras, empresas de tecnologia e escritórios de advocacia mostrou que as empresas norte-americanas já estão gastando 15 por cento de seu orçamento de TI em melhoras na segurança. O número deve ainda subir…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *