Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 229

novidades-carreira-tecnologia

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Site lista erros mais memoráveis em entrevistas de emprego

Uma pesquisa do site CareerBuilder mostra que 49% dos entrevistadores dizem acreditar que os primeiros cinco minutos de uma entrevista são suficientes para saber se um candidato está apto ou não para a posição.

O levantamento, que leva em conta respostas de 2.201 profissionais de recursos humanos nos Estados Unidos, indica ainda que 87% dos entrevistados precisam de mais tempo: cerca de 15 minutos…

Ciência sem Fronteiras vai oferecer 9 mil vagas para curso de inglês

O Ministério da Educação (MEC) vai ofertar 9.225 vagas em cursos presenciais de língua inglesa por meio do Programa Inglês sem Fronteiras. Os cursos serão ministrados em universidades federais e terão prioridade os estudantes que podem participar do Programa Ciência sem Fronteiras. As inscrições serão abertas às 12 horas do dia 31 de janeiro e encerram às 23h59 do dia 13 de fevereiro.

O candidato poderá se inscrever exclusivamente pela internet. A inscrição será confirmada por E-mail até o dia 17 de fevereiro…

Governo autoriza concurso para contratar especialistas em TI

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou nesta quarta-feira, 22/01, a realização de concurso público destinado ao provimento de 583 cargos da Carreira de Ciência e Tecnologia para atender a necessidade de pessoal do Instituto Nacional de Câncer – INCA, vinculado ao Ministério da Saúde.

Os aprovados integrarão o quadro de pessoal do Ministério da Saúde. O concurso destina-se à substituição de terceirizados. O provimento dos cargos está condicionado à substituição dos trabalhadores que exercem atividades não previstas no Decreto nº 2.271/97…

Gigantes de tecnologia valem mais do que países inteiros, diz pesquisa

O Facebook vale 1,21 bilhão de libras esterlinas (cerca de 2 bilhões de dólares) a mais que o valor da Malásia e a IBM está avaliada em 1,81 bilhão de libras esterlinas (2,98 bilhões de dólares) a mais que o valor do México. Isso é o que mostra uma pesquisa divulgada nessa sexta-feira (10) pelo Bank of America Merrill Lynch (BAML).
O estudo, intitulado The Thunderinf World, destaca que a gigante das redes sociais vale 145,75 bilhões de dólares comparados com os 143.74 bilhões de dólares da Malásia, enquanto que a IBM vale 205,05 bilhões de dólares em comparação com os 202 bilhões de dólares do México.

Indústria paulista de tecnologia cortou 2.600 empregos formais em 2013

O setor paulista de tecnologia encolheu em 2013, pelo menos entre as empresas adeptas da carteira assinada. Segundo levantamento da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp), divulgado ontem, o segmento acabou com 2.618 empregos formais no ano passado, uma retração de 3,5% sobre 2012.

Destacado como “Equipamentos de Informática, Produtos Eletrônicos e Ópticos”, o setor não foi o único a desacelerar. Dos 22 avaliados, outros 11 apresentaram queda, nove anotaram alta e apenas um ficou estável. No total, o empresariado do Estado de São Paulo demitiu 36,5 mil profissionais em 2013 e frustrou a expectativa das entidades, que esperavam preservar 21,5 mil vagas…

Você está preparado para ser um líder de TI?

Num momento em que a TI é extremamente desafiada a não apenas reduzir custos, mas a pensar diferente e a se mostrar cada vez mais como área estratégica, formar novas lideranças para o departamento se converteu em tarefa essencial, embora não seja das mais fáceis. Os processos de seleção Brasil afora buscam em jovens profissionais características de um líder nato, com seleções muitas vezes parecidas com as buscas minuciosas e demoradas realizadas para encontrar executivos para posições mais altas. Boa comunicação, capacidade de influenciar, bom posicionamento diante de situações adversas, perfil inclusivo em tarefas que envolvem grupos grandes e muitas vezes multidisciplinares e inglês fluente estão entre os pontos tidos como cruciais. Mas é possível encontrar tudo isso num candidato?

Para João Lencioni, diretor de TI da GE para América Latina, é viável, embora não seja fácil. O executivo que acompanha todo o processo de seleção do programa de trainee da companhia…

As perguntas para o jovem responder antes da entrevista

Uma boa preparação antes de encarar o recrutador é essencial para ter sucesso na entrevista de emprego. Disso, muitos jovens, mesmo sem experiência, já sabem.
O problema reside mais nas táticas de preparação. Por onde começar, o que estudar sobre a empresa e o que saber sobre si mesmo são algumas das dúvidas que podem surgir nesta fase pré-entrevista.

A seguir estão algumas perguntas para responder antes da etapa presencial dos processos seletivos…

Dez mandamentos para líderes de TI em 2014

Quem ocupa hoje uma posição de liderança – independente do segmento ou do tamanho da organização – tende a enfrentar desafios cada vez mais complexos, por conta das rápidas mudanças no cenário de negócios.

Na área de TI, especificamente, os gestores convivem hoje com uma necessidade de conciliar uma visão do que há de mais importante em termos de soluções e serviços com uma postura orientada a resultados. No momento em que está sentado em frente ao board, o CIO deve assumir uma postura e um discurso totalmente orientados aos negócios…

Softwares usados na Copa são os primeiros a ter selo ‘made in Brazil’

Dois programas de computador que serão utilizados na Copa do Mundo são os primeiros softwares a receberm o certificado de desenvolvimento no Brasil. As primeiras plataformas “made in Brazil” são o IntelleTotum, para interceptações telefônicas (conhecidas como “grampos”), e o Módulo Risk Manager, que compila informações para gerir grandes eventos e situações de risco.
Concedidos nesta semana, os primeiros selos, chamados de Certic, saem quase um ano e meio após o lançamento do programa nacional TI Maior, que, entre outros objetivos, procura engrossar o ecossistema de tecnologia da informação no país…

Habilidades para um bom cientista de dados

Leitores frequentes da InformationWeek estão cientes que um projeto bem-sucedido de Big Data requer um time experiente e treinado de cientistas de dados, cada um com um conjunto único de capacidades, em vez de um único funcionário capaz de fazer tudo.

Saber isso, contudo, não necessariamente simplifica a tarefa de contratar cientistas de dados qualificados. O trabalho “O Guia de Campo para Ciência dos Dados”, da consultoria Booz Allen Hamilton’s, é um material detalhado de 110 páginas que mergulha bem sobre como montar uma equipe de ciência de dados. Resumimos alguns detalhes abaixo…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails