Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 227

novidades-carreira-tecnologia

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Negociação salarial dos profissionais de TI em SP começa neste mês

A negociação salarial da categoria de TI de São Paulo está prevista para começar após o dia 15. É nesta data que começam as reuniões para discutir a pauta entregue pelo Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd) no fim de 2013.

A pauta pede um reajuste salarial de 10% e obrigatoriedade de apresentação de proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e de Vale-refeição (VR) para todas as empresas. Segundo o Sindpd, o aumento do salário representa um aumento real (acima da inflação acumulada do ano) de cerca de 4%…

Senior busca 20 profissionais de TI para interior de São Paulo

A Senior, desenvolvedora brasileiras de software para gestão (ERP), está expandindo as operações e abriu 20 vagas para profissionais de TI para atuação no mercado paulista.

A empresa está buscando programadores de sistemas, projetistas e arquitetos que ficarão alocados na filial da Senior em Indaiatuba (SP), onde será implantada a primeira célula de desenvolvimento de software da companhia fora de sua matriz, localizada em Blumenau (SC)…

Totvs ajuda Senai a formar especialistas em TI

A Totvs fechou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O acordo de abrangência nacional visa à união de esforços para capacitação e formação de mão de obra especializada em tecnologia.

A iniciativa busca atender à demanda do setor brasileiro de tecnologia que atualmente emprega mais de 2,5 milhões de pessoas e, nos próximos dez anos, deve atrair mais um milhão de profissionais. Os dados da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) estão atrelados à projeção de crescimento do mercado nacional de software para o mesmo período que, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, será de 400%…

Computação quântica é a nova “corrida” do governo e da indústria

egundo o jornal Washington Post, a Agência Nacional de Segurança americana (NSA) está gastando cerca de US$ 80 milhões em pesquisas básicas sobre computação quântica (quantum computing) com a finalidade de construir um computador capaz de quebrar senhas e criptografia.

Mas o dinheiro de pesquisa da NSA poderá, em último caso, ajudar a viabilizar comercialmente a tecnologia e, quem sabe, torná-la acessível em ambiente de cloud computing.

A informação sobre a pesquisa foi publicada pelo jornal depois de ter sido vazada por Edward Snowden. Embora possa criar outra situação desconfortável no estilo Big Brother para a NSA, a questão mais importante é se o governo americano, como um todo, está gastando o suficiente para pesquisar sobre computação quântica…

Veja como gerenciar sua imagem online

Para gerenciar sua marca pessoal na internet não basta apenas monitorar sua reputação. É importante alcançar reconhecimento e visibilidade dentro da empresa na qual trabalha atualmente, além de se posicionar para futuras oportunidades. A opinião é do especialista em marcas pessoais Dan Schawbel, autor do best seller “Me 2.0: Four Steps to Building Your Future”.

“No mundo de hoje, você precisa vender a marca para a carreira que almeja e não para a carreira que tem”, diz Schawbel. “A questão é visibilidade, predicado capaz de atrair grandes oportunidades. Mas o trabalho de posicionamento deve ser feito de acordo com o nicho desejado, para atrair as oportunidades certas”, completa…

O Cobol segue bem ‘vivo’ nas empresas do Brasil

O Cobol, linguagem de programação para equipamentos de grande porte, está mais ‘vivo’ do que nunca. Um estudo feito no Brasil – com mais de 370 profissionais da área de tecnologia da Informação – revela que a linguagem está sendo utilizada pelas corporações e os investimentos direcionados para o desenvolvimento de aplicativos. Segundo o estudo, feito pela Micro Focus, 52% dos entrevistados usam o Cobol como principal linguagem e 44% a consideram importante para sua organização. 

De acordo com a pesquisa, mais da metade dos desenvolvedores trabalha com o Cobol e outras linguagens e 49% escrevem novos aplicativos apenas em Cobol…

Confira cargos em TI e telecom que pagam fortunas

O Brasil deve registrar fraco crescimento econômico em 2014 (projeção de 2%), e a expectativa é de que os reflexos sejam sentidos na oferta de trabalho. Mas nem todo mundo teme dificuldades. Na área de tecnologia, por exemplo, há cargos do alto escalão que pagam fortunas a quem consegue atender às exigências de qualificação do setor.

Pesquisa realizada pela consultoria PageGroup a pedido da Exame.com listou os profissionais mais bem pagos do país e suas áreas de atuação com base nos estudos de mercado feitos em 2013. Entre as mais de 30 carreiras, selecionamos aquelas que estão relacionadas à tecnologia. O levantamento considera as remunerações de executivos, gerentes, analistas e consultores…

Quais os direitos do profissional que pede demissão?

O profissional que pede demissão tem direito a receber suas verbas rescisórias normalmente: o salário ou saldo de salário que falta, o décimo terceiro salário proporcional aos meses que trabalho, as férias vencidas, as proporcionais e 1/3 do valor das férias, calculado sobre as parcelas vencidas e/ou proporcionais (caso haja).

Ele só não tem direito a receber a multa por dispensa sem justa causa de 40% do FGTS, nem o seguro desemprego, uma vez que foi sua a decisão de se desligar da empresa.

O pedido de demissão também não permite  que o funcionário saque o FGTS acumulado até o momento…

Gastos globais com TI crescerão 3,1% em 2014, dizem analistas

Os gastos com Tecnologia da Informação (TI) em todo o mundo deverão crescer 3,1% este ano, a US$ 3,8 trilhão, depois de um 2013 estável, e serão impulsionados por empresas que começam a aproveitar a “big data” de smartphones e outros dispositivos, disseram analistas da Gartner nesta segunda-feira.

“Big data” é a capacidade de processar e analisar a massa de dados coletados pelas empresas, como operadoras de telefonia móvel, varejistas e companhias aéreas, para fornecer informações que lhes dão vantagens sobre rivais…

5 resoluções para profissionais de Analytics em 2014

A maioria de nós poderia estar a ser um pouco melhor e fazer um pouco mais – e que melhor momento para pensar em como fazer isso acontecer do que o alvorecer de um novo ano ?

Precisando de uma ruptura com o trabalho desgastante de reunir meus pessoais resoluções de ano novo , eu comecei a pensar em maneiras em que profissionais de análises poderiam melhorar -se para o próximo ano. Aqui estão algumas idéias rápidas …

Empresas se esforçam para reduzir disparidades de sexos em conselhos

A escassez de mulheres nos conselhos de grandes empresas é uma questão que persiste há décadas. Mas pouco mudou ao longo dos anos, a despeito das preocupações expressas com frequência quanto à disparidade entre os sexos.

Homens detêm a maioria dos 5.488 postos nos conselhos de grandes companhias norte-americanas, de acordo com a Aliança pela Diversidade nos Conselhos, um grupo de organizações de liderança. Mulheres ocupam apenas 16,6% desses postos, um nível que se manteve praticamente constante desde 2004, quando a aliança começou a monitorar os números…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está na Hora de ser Valorizado e Conquistar o Salário que Você Merece!

Cadastre seu E-mail e Pegue seu Livro Grátis! Promoção por Tempo Limitado...

Fechar esta janela

  • Saiba qual o segredo dos que ganham mais